SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco venceu a acirrada disputa entre grandes instituições financeiras de varejo e anunciou nesta quinta-feira a compra de 49 por cento do Banco Carrefour por 725 milhões de reais.
Segundo o Itaú Unibanco, o objetivo é ampliar a atuação no setor varejista, um dos líderes da atividade econômica no Brasil.
"A operação é uma excelente oportunidade de fortalecer nossa atuação nesse segmento", disse o diretor corporativo de controladoria do Itaú Unibanco, Rogério Calderón, em nota.
Segundo o comunicado, o Banco Carrefour, responsável pela oferta e distribuição exclusiva de serviços financeiros do Carrefour Brasil, contava com uma base de 7,7 milhões de contas e carteira de crédito no valor de 2,25 bilhões de reais no final de 2010.
Segundo profissionais do setor, a compra de participação no braço financeiro do grupo varejista francês no Brasil vinha sendo disputada por Bradesco, Banco do Brasil, Santander Brasil e Caixa Econômica Federal.
O Bradesco teria inclusive chegado a propor um valor maior pela fatia de 49 por cento do banco. No entanto, o Itaú teria vencido a disputa porque ofereceu abrir linhas de financiamento mais longas, que interessam ao Carrefour.
A operação acontece seis meses depois de o grupo francês ter reduzido a meta global de lucro do grupo em 2010, devido a encargos de 550 milhões de euros no Brasil. Uma auditoria determinou ajustes de provisões relacionadas a descontos, litígios tributários e baixa contábil de estoques na unidade brasileira do Carrefour.
Segundo analistas, a operação envolvendo o Banco Carrefour sinaliza o aprofundamento de outra rodada de consolidação no setor financeiro nacional, iniciada com a venda do Panamericano para o BTG Pactual no final de janeiro, após a descoberta de fraude contábil bilionária no ex-banco do grupo Silvio Santos.
(Por Aluísio Alves; Reportagem adicional de Guillermo Parra-Bernal)
Fonte: Economia.uol.com.br (15.04.11)