Para solucionar o problema de ausência de assistência técnica de celulares em cidades pequenas, a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, sugeriu que, nessas cidades, os postos de venda sejam também postos de coleta de aparelhos danificados.
Para ela, seria uma solução adequada já que o vendedor também tem responsabilidade sobre os possíveis defeitos no aparelho que vendeu.
O deputado Roberto Santiago (PV-SP) questionou se o consumidor de cidades pequenas é de “segunda categoria” para as empresas, em relação aos clientes de cidades grandes.
Santiago disse ainda que vários internautas enviaram, durante a audiência da Comissão de Defesa do Consumidor, críticas ao pós-venda de celulares, o que exemplifica os altos índices de queixas apresentados pelos Procons.
Benjamin Sicsu, da Samsung, admitiu que o setor precisa melhorar, e mais rápido, o atendimento. Ele justificou que o volume de produção é muito grande e isso cria problemas para a manutenção de todos os produtos, não só de celulares, em pequenas cidades.
Participação
Em uma parceria da comissão com a Agência Câmara, os internautas puderam participar do debate enviando perguntas para os convidados por e-mail. A audiência foi encerrada há pouco.
Reportagem - Vania Alves / Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger
Fonte: Câmara dos Deputados (04.05.11)