O superintendente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Dario Bampa, afirmou que, de 2008 para 2009, houve uma queda de 24% nas reclamações apresentadas sobre celulares. Ele afirmou que há um trabalho intenso do setor para atender melhor os consumidores.
De acordo com Bampa, os aparelhos são rigorosamente testados, segundo padrões internacionais, e as empresas colocam à disposição do consumidor o atendimento pela internet, call center e postos de coletas. Além disso, disse ele, um acordo com os Correios, que transportam os aparelhos defeituosos até a assistência técnica mais próxima, permite atender a todo o País.
Segundo o superintendente, a associação propôs para as empresas a adoção de um procedimento ainda mais rígido do que o previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. A troca seria feita em sete dias, período em que o usuário receberia um telefone emprestado para não haver interrupção do serviço. Se o produto levasse mais de 30 dias para o conserto, o consumidor seria ressarcido.
Reportagem - Vania Alves / Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger
Fonte: Câmara dos Deputados (04.05.11)