Em meio às comemorações dos 70 anos da Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou nesta terça-feira, 3, um hotsite do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, também lançado na terça. Na página estão as informações mais importantes sobre o Programa, incluindo dados estatísticos, entidades envolvidas, plano de ação e notícias. Iniciativa do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, além da Advocacia-Geral da União, o Programa tem como principal objetivo reverter o crescimento do número de acidentes de trabalho no Brasil. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na última década esse número mais que duplicou. Somente em 2009 foram registrados mais de 723 mil casos no País, resultando em 2,5 mil mortes, praticamente sete mortes por dia.
No lançamento do Programa, os ministros João Oreste Dalazen, presidente do TST e do CSJT, e Antônio José de Barros Levenhagen, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, assinaram uma recomendação conjunta, orientando desembargadores e juízes do trabalho a dar prioridade à tramitação e julgamento de processos relativos a acidentes de trabalho.
O Programa inclui uma campanha institucional de rádio, TV, mídia impressa e internet para alertar sobre a gravidade da situação. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TST)
Por Luiz Manoel Guimarães
Fonte: JusBrasil (06.05.11)