A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática fará audiência pública sobre o novo padrão das tomadas elétricas brasileiras. Desde 1º de janeiro, o NBR 14136 (baseada na norma internacional IEC 60906-1) é o padrão oficial de tomadas no Brasil. A comisão ainda não definiu a data do debate.
Serão convidados para o debate o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada, e o diretor de Inovação Tecnológica do Inmetro, Antonio Cesar Olinto de Oliveira.
Os autores do requerimento para a realização da audiência, deputados Sandro Alex (PPS-PR) e Bruno Araújo (PSDB-PE), afirmam que ainda existem muitas reclamações quanto à adaptação ao novo padrão de tomadas. “As reclamações existem pelo novo padrão ser mais caro; por requerer a substituição de tomadas antigas que estavam em perfeito funcionamento; pela segurança, uma vez que o uso de adaptadores pode comprometer a segurança; e, também, pela dificuldade de encontrar adaptadores para aparelhos no antigo padrão”, dizem.
Porém, segundo o Inmetro, o novo padrão foi desenvolvido, principalmente, para dar mais segurança aos usuários e por contar com um condutor terra.
Desde janeiro, só pode ser comercializado o novo modelo, sendo proibida pelo Inmetro a venda de outros tipos de tomadas. Além disso, começaram a chegar ao mercado aparelhos eletrodomésticos com o novo padrão. A partir de 1º de julho de 2011, o comércio não poderá mais vender nenhum produto fora do novo padrão, seja ele nacional ou importado.
Reportagem – Lara Haje
Edição - Paulo Cesar Santos
Fonte: Câmara dos Deputados (11.05.11)