Comitê da Diversidade se reúne com procuradora do Ministério do Trabalho

Leia em 3min

O Subcomitê de Diversidade apresentou na manhã desta terça-feira, 31/5, uma primeira versão do Programa de Valorização de Diversidade Abras, que terá como objetivo combater as discriminações de gênero e raça nas relações trabalhistas do setor supermercadista.


Na ocasião, participou, como convidada especial, a Procuradora do Ministério Público Federal do Trabalho e Vice-Coordenadora de Coordigualdade (programa do Ministério Público Federal que visa promover a igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no trabalho), Dra. Andréa Lopes.


Também participaram da reunião cerca de 20 membros do Comitê Jurídico e do subcomitê da Diversidade Abras e executivos da Abras e também, como convidado, o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Dr. Mário Sérgio Vasconcelos, que na oportunidade falou do Plano de Diversidade da sua entidade.

Juridico31maio


Após a apresentação do Programa de Diversidade da Abras, realizada pelo coordenador do subcomitê no grupo de trabalho, Alberto Antônio Pinto, a Procuradora analisou os planos traçados pelo comitê e deu sugestões para que o setor possa desenvolver essas ações. “É importante ter ações claras e metas para médio prazo. É uma demanda nova que precisa ser vista como um estímulo. Recomendo inicialmente que o setor apure os dados, crie estatísticas e identifique os principais problemas para buscar as soluções”, diz Andréa Lopes.


 “Acredito que juntos poderemos fazer esta transformação social e ao realizarmos ações de inclusão podemos entender melhor nossa mão de obra, melhorar as relações com os clientes, ampliar nossos negócios e reduzir o estresse do colaborador, pois em um ambiente onde a pessoa não se sente excluída, ela produz mais”, afirmou Alberto Pinto.

 

 

 

 

Exemplo


O convidado da Febraban falou sobre os avanços do setor bancário nas ações de inclusão e os principais obstáculos encontrados na implantação do programa. “O setor bancário emprega cerca de 450 mil funcionários (metade do que emprega o setor supermercadista) e considero muito importante quando uma entidade como Abras resolve focar esse tipo de questão que não é fácil, nem simples, mas ao mesmo tempo muito importante para o setor e para a sociedade”, afirma.

Frederesandrealopes
Dra. Andréa Lopes, procuradora do Ministério Público Federal e Dr. Nicolau Frederes, Diretor Jurídico da Abras: objetivo ampliar a diversidade no setor


Para o diretor Jurídico da Abras e coordenador do Comitê Jurídico, Nicolau Frederes, os exemplos do setor bancário irão contribuir para o aprimoramento do programa de diversidade pelos supermercadistas. “Convidamos a Febraban para participar deste encontro, pois é um setor que já avançou bastante neste tema, são mais de 4 anos realizando ações afirmativas e eles poderão nos indicar o caminho, vamos contar muito com essa experiência”.


Na abertura da reunião, a coordenadora de comunicação e do comitê de sustentabilidade da Abras, Susana Ferraz, com o apoio do economista da Abras, Flávio Tayra, apresentou um panorama da entidade e do setor supermercadista, com foco social. “O setor supermercadista tem desenvolvido diversas ações sociais. Pelos dados divulgados no Ranking Abras 2011 podemos notar, por exemplo, a evolução na igualdade de gênero na mão de obra dos supermercados, ou seja, a contração das mulheres vem se equiparando a dos homens nos últimos anos”.


Estiveram presentes na reunião executivos da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), o Presidente do Sincovaga, Dr. Álvaro Furtado e representantes das redes Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, Sondas, BigLar (Mato Grosso).


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais