O Subcomitê de Diversidade apresentou na manhã desta terça-feira, 31/5, uma primeira versão do Programa de Valorização de Diversidade Abras, que terá como objetivo combater as discriminações de gênero e raça nas relações trabalhistas do setor supermercadista.
Na ocasião, participou, como convidada especial, a Procuradora do Ministério Público Federal do Trabalho e Vice-Coordenadora de Coordigualdade (programa do Ministério Público Federal que visa promover a igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação no trabalho), Dra. Andréa Lopes.
Também participaram da reunião cerca de 20 membros do Comitê Jurídico e do subcomitê da Diversidade Abras e executivos da Abras e também, como convidado, o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Dr. Mário Sérgio Vasconcelos, que na oportunidade falou do Plano de Diversidade da sua entidade.
Após a apresentação do Programa de Diversidade da Abras, realizada pelo coordenador do subcomitê no grupo de trabalho, Alberto Antônio Pinto, a Procuradora analisou os planos traçados pelo comitê e deu sugestões para que o setor possa desenvolver essas ações. “É importante ter ações claras e metas para médio prazo. É uma demanda nova que precisa ser vista como um estímulo. Recomendo inicialmente que o setor apure os dados, crie estatísticas e identifique os principais problemas para buscar as soluções”, diz Andréa Lopes.
“Acredito que juntos poderemos fazer esta transformação social e ao realizarmos ações de inclusão podemos entender melhor nossa mão de obra, melhorar as relações com os clientes, ampliar nossos negócios e reduzir o estresse do colaborador, pois em um ambiente onde a pessoa não se sente excluída, ela produz mais”, afirmou Alberto Pinto.
Exemplo
O convidado da Febraban falou sobre os avanços do setor bancário nas ações de inclusão e os principais obstáculos encontrados na implantação do programa. “O setor bancário emprega cerca de 450 mil funcionários (metade do que emprega o setor supermercadista) e considero muito importante quando uma entidade como Abras resolve focar esse tipo de questão que não é fácil, nem simples, mas ao mesmo tempo muito importante para o setor e para a sociedade”, afirma.
Dra. Andréa Lopes, procuradora do Ministério Público Federal e Dr. Nicolau Frederes, Diretor Jurídico da Abras: objetivo ampliar a diversidade no setor |
Para o diretor Jurídico da Abras e coordenador do Comitê Jurídico, Nicolau Frederes, os exemplos do setor bancário irão contribuir para o aprimoramento do programa de diversidade pelos supermercadistas. “Convidamos a Febraban para participar deste encontro, pois é um setor que já avançou bastante neste tema, são mais de 4 anos realizando ações afirmativas e eles poderão nos indicar o caminho, vamos contar muito com essa experiência”.
Na abertura da reunião, a coordenadora de comunicação e do comitê de sustentabilidade da Abras, Susana Ferraz, com o apoio do economista da Abras, Flávio Tayra, apresentou um panorama da entidade e do setor supermercadista, com foco social. “O setor supermercadista tem desenvolvido diversas ações sociais. Pelos dados divulgados no Ranking Abras 2011 podemos notar, por exemplo, a evolução na igualdade de gênero na mão de obra dos supermercados, ou seja, a contração das mulheres vem se equiparando a dos homens nos últimos anos”.
Estiveram presentes na reunião executivos da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat), o Presidente do Sincovaga, Dr. Álvaro Furtado e representantes das redes Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, Sondas, BigLar (Mato Grosso).