A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para tratar da fusão entre a Sadia e a Perdigão e a consequente criação da Brasil Foods. O requerimento, aprovado nesta manhã, foi proposto pelos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Reguffe (PDT-DF).
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) adiou nesta quarta-feira (15), pela segunda vez, o julgamento do processo sobre a fusão.
Para Ivan Valente, as implicações geradas com o surgimento da Brasil Foods são perigosas para o mercado de produtos de alimentos industrializados. Segundo ele, além do consumidor, também ficaram reféns desse monopólio trabalhadores e fornecedores. “A nova empresa deterá 80% do mercado. O consumidor não terá opção de compra, os trabalhadores ficarão submetidos a uma empresa e os fornecedores também. A Brasil Foods colocará o preço que quiser”, argumenta Ivan Valente.
Voto contrário
As críticas também são feitas pelo relator do processo no Cade, Carlos Ragazzo. Ele aponta o fim da concorrência no setor, com aumento dos preços dos produtos em até 40%. O relator sugeriu ao órgão antitruste que reprove a operação de fusão.
Para a audiência pública, que ainda não tem data definida, serão convidados o conselheiro Carlos Ragazzo e o presidente da Brasil Foods, José Antonio Fay.
Da Redação/ RCA
Fonte: Câmara dos Deputados (15.06.11)