Segundo ZipCode, cadastro trabalhará na forma de pontos, sendo que quem tiver maior pontuação terá mais benefícios
O consumidor deverá manter o pagamento pontual de suas contas para ganhar pontos no cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, sancionado há uma semana pela presidente da República, Dilma Roussef.
Segundo explica o diretor comercial da ZipCode – empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude -, Diego Martins, o cadastro positivo trabalhará na forma de score (pontos) de zero a mil, sendo que quem tiver maior pontuação terá mais benefícios, como promoções, ofertas e taxas de juros diferenciadas na hora da tomada de crédito.
Para aquelas pessoas com histórico negativo na pontualidade de pagamentos, a combinação de pagamento em dia, comprometimento de renda e comportamento de consumo serão algumas das variáveis analisadas para aumentar o score do consumidor.
“A pontuação do consumidor no cadastro positivo, independentemente se a pessoa já teve ou não o nome inscrito em bancos de dados de restrição de crédito, se dará por meio da análise de diferentes variáveis, entre elas destacam-se a pontualidade no pagamento, o comprometimento da renda e o comportamento de consumo do cidadão”, diz.
Prós e contras
A exemplo do que já foi citado por muitas entidades de defesa do consumidor, o diretor comercial da ZipCode admitiu que quem está ingressando no mercado de crédito, não possui dados nem em cadastros positivos como negativos, bem como não é responsável pelo pagamento de contas de serviços, não será beneficiado pelo cadastro positivo.
Contudo, diz, de modo geral, o banco de dados tem mais prós do que contras, já que será benéfico tanto para quem está cedendo como para quem está tomando crédito.
“O cadastro positivo permite ver o passado do consumidor, agilizando e dando maior precisão na análise de crédito para as empresas e beneficiando, consequentemente o consumidor, que terá mais acesso ao crédito e taxas de juros menores (...O Os consumidores das classes C e D devem ser os mais beneficiados”, ressalta Martins.
Abusos
Ainda segundo Martins, o consumidor só terá os dados no cadastro positivo caso autorize a inserção das informações no banco de dados, podendo ser abordado no momento em que fizer uma compra a prestação, por exemplo.
O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva, também concorda que o cadastro positivo irá facilitar a concessão de crédito. Entretanto, lembra, o setor varejista deve ficar atento à sua prática.
“A sanção do cadastro positivo foi uma medida certeira da presidente da República, mas é salutar ficarmos atentos sobre como este cadastro será utilizado pelo varejo e pelo sistema financeiro, para que não ocorram abusos ou práticas equivocadas”, diz Silva.
InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Fonte: ConsumidorRS (17.06.11)