A partir de sexta-feira (1), aparelhos elétricos com tomadas fora do padrão estabelecido pelo Inmetro não poderão mais ser comercializados. Lojistas flagrados oferecendo esses produtos poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.
A padronização das tomadas foi determinada pelo órgão em 2000, quando começou o prazo para que os fabricantes se adequassem.
Segundo o órgão, havia mais de 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas diferentes em oferta no mercado. Agora, só poderão ser vendidos plugues de dois tipos - com dois ou três pinos, conforme a necessidade de isolamento elétrico do aparelho - e com pinos de duas espessuras distintas (4 ou 4,8 milímetros de diâmetro, conforme o aparelho opere com até 10 ampères ou entre 10 e 20 ampères, respectivamente).
Desde 2006, as novas construções de moradia só recebem o "habite-se" se tiverem o novo padrão. Moradias anteriores a 2006 não serão fiscalizadas, mas o Inmetro recomenda trocar as tomadas, por questão de segurança.
Também é possível usar adaptadores, que foram certificados e não representam perigo.
Segundo o Inmetro, só há incompatibilidade entre os plugues novos e as tomadas antigas em cerca de 20% dos casos. (Com informações da Folha de S. Paulo)
Editoria de Arte/Folhapress
Fonte: JusBrasil (04.07.11)