A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informou ontem (4) a suspensão do registro de oito empresas, entre elas a tradicional Brinquedos Estrela.
Segundo a CVM, a medida ocorreu porque as companhias descumpriram, por mais de 12 meses, obrigações periódicas previstas na Instrução nº 480, editada no fim de 2009.
Essa instrução modificou o padrão das informações prestadas pelas companhias, transformando o antigo INA (Informativo Anual) em Formulário de Referência, além de obrigar a divulgação dos salários dos executivos e conselheiros.
Enquanto os registros estiverem suspensos, os donos dessas ações não podem negociar os papéis em mercados regulamentados, seja na Bolsa, balcão organizado ou não organizado. Já as operações privadas, em que não há participação de intermediários, não estão proibidas.
De acordo com a CVM, a suspensão do registro não exime a companhia, controladores e administradores das responsabilidades com infrações cometidas.
A Estrela informou que não irá se pronunciar e disse que está apurando quais são os documentos que não foram entregues. Os produtos fabricados pela companhia continuam sendo vendidos normalmente.
(Com informações da Folha.com)
Fonte: Espaço Vital (05.07.11)