A Câmara analisa o Projeto de Lei 281/11, do deputado licenciado Thiago Peixoto (GO), que obriga as empresas concessionárias de serviço público (como água, luz e telefone) a indicar nas faturas a quitação de débitos anteriores – quando tiverem sido pagos.
O objetivo é dispensar os consumidores de guardar as contas antigas e evitar que fiquem sujeitos a cobranças tardias. Com a nova regra, as empresas ficarão desobrigadas de fazer a declaração anual de quitação de débitos prevista na legislação atual.
A proposta é baseada no PL 6153/09, do ex-deputado Edgar Moury, que foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.
“Diante da preocupação de legislar sobre o tema, nos sentimos no dever de dar continuidade a essa iniciativa”, informou o deputado.
Thiago Peixoto incluiu no texto sanções às empresas que descumprirem à norma, que ficarão sujeitas às sanções da lei que regula as concessões (8.987/95).
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
• PL-281/2011
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Wilson Silveira
Fonte: Câmara dos Deputados (18.07.11)