A Subcomissão de Metas da Justiça do Trabalho, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne-se nesta terça-feira (26/7), em Cuiabá (MT), para tratar do cumprimento das metas deste ano e apresentar propostas para 2012 e 2013. O CNJ será representado por Antonio Carlos Alves Braga Júnior e Marcelo Martins Berthe, juízes auxiliares da Presidência do Conselho. "Vamos colher propostas, críticas e sugestões dos tribunais para montar o programa de metas", explica Braga Júnior.
As propostas apresentadas serão levadas à assembleia, nos dias 18 e 19 de outubro, em Brasília, que definirá os principais pontos para o 5º Encontro Nacional do Poder Judiciário. É no encontro que são definidas as metas do Poder Judiciário.
Neste ano, os corregedores também serão chamados a participar da fixação das metas, que antes eram aprovadas somente pelos presidentes de tribunais. "É um aperfeiçoamento do sistema", explica Braga Júnior. O objetivo desta iniciativa é fazer das metas um programa do Poder Judiciário, e não do CNJ, tanto que os conselhos da justiça e associações de magistrados também foram convidados a participar das reuniões.
METAS PRIORITÁRIAS 2011
Desde 2009, o Poder Judiciário brasileiro define metas nacionais prioritárias para serem cumpridas durante o ano.
A campanha "Compromissos da Justiça com você em 2011", lançada pelo CNJ em março, está sendo realizada por todas as unidades judiciárias do país, e tem como objetivo esclarecer a população sobre os principais compromissos firmados pela Justiça para este ano e que têm impacto direto na sociedade.
O estabelecimento de compromissos diretamente entre o Poder Judiciário e o cidadão é uma forma de estreitar os laços com a população, já que a Justiça é feita unicamente para servir à sociedade.
Clique aqui e veja a cartilha da campanha de 2011.
(Fonte: CNJ)
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Fonte: JusBrasil (26.07.11)