Apas define ação publicitária para instruir uso de sacolas retornáveis

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A Apas (Associação Paulista de Supermercados) já definiu o cronograma de mídia com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre o fim das sacolas plásticas. 30/08/2011.

A definição das datas é resultado do esforço conjunto que está sendo desenvolvido por vários segmentos da sociedade civil organizada, para erradicar com as embalagens de plástico, utilizadas atualmente pelo comércio.

Além disso, em recente reunião realizada em São Paulo, o presidente da Apas, João Galassi, e outros diretores discutiram o cronograma da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, apresentada pelo diretor de Sustentabilidade da entidade, João Sanzovo, que avaliou as ações da entidade.

Ele anunciou que a partir de setembro os colaboradores que atuam nos checkouts (caixas de atendimento) receberão um curso da Escola APAS para se preparar para o atendimento ao público.

O presidente João Galassi destacou o sucesso da campanha em Jundiaí, que completa um ano na próxima semana, e a aceitação por parte da população.

Mídia

Segundo Eduardo Kawakami, da Apas em Marília, todos os “atores” envolvidos na campanha estão com o cronograma de ações definido. “Em outubro cada um deles vai desenvolver as ações programadas, que é a conscientização nas escolas, pela Secretaria da Educação; ações da Secretaria de Meio Ambiente, da Associação Comercial e outros envolvidos no trabalho”, explicou.

Pelo cronograma enviado aos jornais, serão feitas publicações nos dias 4, 11, 18, 25 de dezembro e 1º de janeiro. Esse cronograma foi definido pelos supermercados Florentino, Rocha, São Francisco, Kawakami, Preço Certo, Tauste, São Bento e Confiança. Foi formado um grupo de trabalho envolvendo representantes da Acim, Sincomércio, Prefeitura, Apas, MPF, Câmara Municipal, Ciesp, Procon e Sindicato dos Empregados do Comércio.

A publicação de propaganda em jornal é apenas uma das várias etapas que devem ser desenvolvidas,tendo como referência o fim das sacolas plásticas. Serão 90 dias de campanha para, em 1º de janeiro, iniciar a erradicação das sacolas. “A partir desse dia, os supermercados não vão mais oferecer as sacolas plásticas e a população vai ter de levar as sacolas retornáveis”, explicou Dias.

Quem insistir em usar as sacolas terá a opção de comprar a preço de custo outras embalagens, sejam as caixas de papelão, sacolas biodegradáveis ou outros recipientes.

Procon
 
Sobre essa questão o Procon, que também é parte integrante do grupo de estudos, defende a ampla divulgação da eliminação das sacolas antes de qualquer cobrança. O supervisor de atendimento Guilherme Moraes destacou que a “informação” é uma das bases do Código de Defesa do Consumidor. “O consumidor não pode ser tomado de surpresa. Ao fazer suas compras ser informado de que não tem mais sacolas e que a única opção é a compra de outras opções oferecidas pelo comerciante. O que deve acontecer é o contrário, com ampla divulgação e esclarecimento sobre as mudanças”, explicou.

Moraes ressaltou que o Procon vai acompanhar de perto toda essa movimentação e que está sensibilizado às ações de prevenção e preservação ao meio ambiente. “Mas isso deve ser feito sem ferir os princípios do Código de Defesa do Consumidor”, ressaltou.

 

Fonte: Jornal Correio Mariliense (30.08.2011)


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