SÃO PAULO - A Ambev, líder nacional do mercado cervejeiro, lança hoje em São Paulo uma plataforma de consumo responsável, em parceria com organizações não governamentais, donos de bares e o Grupo Pão de Açúcar. O objetivo é evitar a venda de bebidas a menores de idade. Participam do evento hoje de manhã na sede da Ambev, na zona sul de são Paulo, o presidente da companhia, João Castro Neves, representantes do governo do Estado de São Paulo, do Pão de Açúcar, de ONGs e o ex-jogador Cafu.
Por meio do programa “Supermercado de Responsa”, desenvolvido em parceria com o Pão de Açúcar, uma nova tecnologia vai identificar a bebida alcoólica no caixa do ponto de venda, fazendo o operador solicitar ao consumidor a apresentação da identidade. Com o documento em mãos, o funcionário insere a data de nascimento do cliente no sistema, que só autoriza a venda se a maioridade for comprovada. O programa começa em 395 lojas do Pão de Açúcar, Extra e Assaí em São Paulo e no Paraná. Até o fim do ano, a expectativa é estender o programa a todas as lojas do grupo no país.
O “Bar de Reponsa” vai envolver estabelecimentos em comunidades de baixa renda em um primeiro momento. A primeira iniciativa foi implantada no Complexo do Muquiço, região norte do Rio, em parceria com a ONG Bola para Frente. O programa vai promover a reforma nos estabelecimentos que agirem de forma responsável na venda de bebidas alcoólicas, bancando a pintura, o restauro da fachada, a doação de mesas, cadeiras e acessórios. Os moradores das comunidades vão indicar os vencedores.
Já o “Jovens de Responsa” engloba a parceria com 10 ONGs de São Paulo, Rio e Salvador para atuar em comunidades de baixa renda. O foco do trabalho está na prevenção do uso abusivo de álcool e na proibição do consumo por menores de 18 anos. Por meio do “Jovens de Responsa”, serão organizados eventos como a “Balada Black”, voltada a menores de idade, que já acontece na favela de Heliópolis. Trata-se de uma festa sem álcool, realizada todo mês, que se tornou tradicional na comunidade. A proposta da Ambev é promover um workshop com as ONGs duas vezes por ano para a troca das melhores práticas.
(Daniele Madureira | Valor)
Fonte: valor.com.br - 31.08.2011