Segundo pesquisa, 88% consideram que a novidade será importante para o reconhecimento dos bons pagadores
A maioria dos brasileiros enxerga a implantação do cadastro positivo com otimismo. Um levantamento realizado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, em parceria com APPM - empresa especializada em pesquisa, revela que a resposta foi indicada por 82% dos entrevistados.
Segundo os dados, 88% dos pesquisados consideram que a novidade será importante para o reconhecimento dos bons pagadores e 79% acreditam que, com ele, o acesso ao crédito será facilitado.
Facilidade de obter crédito
O cadastro positivo é valorizado, segundo a pesquisa, pois os futuros aderentes o consideram ferramenta de reconhecimento e prestígio ao bom pagador. Além disso, a medida é considerada importante, porque é uma ferramenta para que este acesso seja facilitado.
De acordo com o levantamento, com a inclusão no banco de dados das informações positivas, o consumidor se sente prestigiado e reconhecido, e aumentam suas chances de conseguir empréstimos, na visão dos entrevistados. Por isso, aumenta também a tendência de autorização do consumidor para que as suas informações constem no cadastro positivo.
“Percebemos que o cadastro positivo será um incentivo para o consumidor ter e manter seu nome livre de débitos, diferenciando-se no mercado de consumo. A médio e longo prazo, acreditamos que isso irá gerar um círculo virtuoso em que todos se beneficiarão: consumidor, empresas, sociedade, cenário macroeconômico, resultando na inauguração de uma nova era de consumo em nosso País”, afirma o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado.
Antes e depois da lei
Uma etapa do estudo foi realizada em maio, portanto, antes da aprovação da lei do Cadastro Positivo. Na comparação com a pesquisa de agosto, nota-se claramente um aumento expressivo do conhecimento sobre o assunto. No quinto mês do ano, 11% dos entrevistados afirmavam saber o que era o cadastro positivo, índice que saltou para 28% depois da lei sobre o assunto.
Outra diferença foi que, entre os entrevistados, 43% dos que consideravam a novidade “regular” passaram a avaliá-la como ótima e boa depois de receber as informações. Além disso, 15% dos que a consideravam ruim ou péssima passaram a avaliá-la como ótima ou boa.
Adicionalmente, 59% dos que inicialmente não souberam avaliar o cadastro positivo passaram a considerá-lo, depois de informados sobre o assunto, como ótimo ou bom. As classes C, D e E tiveram crescimento de 6% na avaliação positiva, depois de terem mais conhecimento sobre o assunto.
Sobre a pesquisa
Para chegar a este resultado, foram entrevistadas 1.300 pessoas de todas as classes sociais em 709 municípios brasileiros.
Fonte: InfoMoney / ConsumidorRS (04.09.11)
Autor: Karla Santana Mamona