Objetivo do encontro foi discutir estratégias de atuação conjunta dos dois órgãos contra práticas que lesam os direitos do consumidor
A Fundação Procon-SP reuniu-se, na última sexta-feira (02/09), com o delegado titular da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), Fernando Shimidt. O objetivo do encontro foi discutir estratégias de atuação conjunta dos dois órgãos contra práticas que lesam os direitos do consumidor.
Fax - (11) 3824-0717. Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Representantes da fundação e do DPPC debateram sobre as práticas abusivas de empresas que oferecem cursos gratuitos vinculados a promessas de vagas de trabalho, estágio e bolsas de estudos – tema abordado pelo Procon-SP na semana passada por meio de alerta divulgado em seu site e seu blog . Foram também tratados os problemas causados pelas empresas Fator Digital e Helloshop, denunciadas ao DPPC por não entregarem os produtos, promoverem cobranças indevidas (em duplicidade, compras não efetuadas ou canceladas) e não repararem produtos com problemas.
“Trabalhar em parceria com o DPPC é importante para tentar eliminar o quanto antes do mercado fornecedores que se aproveitam da vulnerabilidade do consumidor para cometer práticas que contrariam a lei”, afirma Renan Bueno Ferraciolli, diretor de fiscalização do Procon-SP, que reforça a importância da denúncia por parte da população "é fundamental que o consumidor denuncie, tanto ao Procon-SP quanto ao DPPC, toda vez que sentir que seus direitos estão sendo desrespeitados, pois as reclamações auxiliam no trabalho de fiscalizar condutas que lesam o Código de Defesa do Consumidor", finaliza o diretor do Procon-SP.
Os canais de atendimento do Procon-SP são:
Pessoal - das 7h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h00 às 13h00, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone – Orientações através do número 151.
O consumidor também pode acessar o site do DPPC aqui.
Fonte: Procon-SP / ConsumidorRS (07.09.11)