A Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para discutir sobre a hiperconcentração no mercado varejista. O deputado Roberto Santiago (PV-SP), que propôs o debate, argumenta que, com a existência de grandes redes estrangeiras e ainda a possibilidade de fusões, essa concentração tende a crescer.
Santiago cita uma pesquisa da Unicamp: “O padrão verificado na América Latina é aquele em que o peixe grande come o peixe pequeno e então um peixe maior come o peixe grande e, finalmente, um peixe gigante come o maior”. Esse padrão, segundo ele, gera um efeito dominó, no qual as empresas multinacionais buscam ocupar espaços e fechar áreas de atuação para os competidores.
O deputado afirma que a vantagem dessa forma de comércio, para o consumidor, é que as grandes empresas possuem maior poder de negociação com fornecedores, o que permite descontos nos preços. Porém, ele alerta: “A desnacionalização do comércio varejista vem destruindo pequenas empresas e seus empregos diretos e indiretos.”
Da Redação/DC
Fonte: Câmara dos Deputados (08.09.11)