Começa, nesta quarta-feira (26/10), em Maceió, o VIII Congresso do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O evento é realizado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e vai proporcionar um amplo debate, até o dia 27 de outubro, sobre a defesa do consumidor no Brasil.
A abertura dos trabalhos contará, a partir das 9h30, com as presenças do secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto; do secretário de Direito Econômico, Vinícius Carvalho, e a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Juliana Pereira. O secretário Luiz Paulo estará no evento como representante do ministro José Eduardo Cardozo.
Com o tema “Os desafios da sociedade de consumo”, o congresso envolve representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), como os Procons, as Defensorias Públicas, os Ministérios Públicos e as entidades civis de defesa do consumidor.
As inovações tecnológicas, o consumo sustentável, a participação da sociedade na proteção do consumidor e o papel da imprensa são alguns dos outros tópicos a serem discutidos ao longo dos dois dias.
Diante da inclusão de novos consumidores, o Congresso convidou, este ano, empresas para apresentarem perspectivas para a melhoria da proteção do consumidor. Seus representantes vão debater os desafios e as responsabilidades como fornecedores de produtos e serviços na busca por um melhor relacionamento com o consumidor.
Conheça a programação
Fonte: Ministério da Justiça (25.10.11)