Pelo menos 77% da população são favoráveis à substituição das sacolas de plástico por reutilizáveis nas vendas do varejo, segundo pesquisa divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), durante o lançamento da campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, na sede da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), nesta terça-feira (25). As entidades pretendem orientar o consumidor sobre a suspensão da distribuição de sacolas plásticas nos supermercados, a partir de janeiro de 2012.
A pesquisa do Ibope, feita em setembro com moradores de Jundiaí, onde o projeto-piloto foi implantado em agosto do ano passado, mostra que pelo menos 83% da população reduziu o consumo de sacolas descartáveis. Segundo o presidente da Apas, João Galassi, a campanha agora será estendida para todo o Estado de São Paulo, onde o consumo mensal é de 2,5 bilhões de sacolas por mês (30 bilhões por ano). Dados da entidade revelam que o consumidor individual utiliza, em média, 67 sacolas plásticas por mês, 59 delas nos supermercados.
Segundo a Acic, em Campinas são utilizadas 65,8 milhões de sacolas mensalmente nos supermercados, que representam 237,8 toneladas de plástico.
A pesquisa revelou que 83% dos moradores de Jundiaí reduziram o consumo de sacolas descartáveis desde que os supermercados da cidade passaram a oferecer caixas de papelão e reutilizáveis. O presidente da Apas garante que os supermercados associados à entidade vão oferecer essas alternativas para transportar as compras.
Para 52% dos entrevistados, a cidade está mais limpa, após a implantação da campanha, que para 68% ajudou a elevar o sentimento de cidadania.
Nas residências, segundo a pesquisa, os moradores substituíram as sacolas descartáveis por sacos de plástico reciclado para depositar o lixo.
A pesquisa também concluiu que os resultados foram mais positivos nas classes mais altas, o que indica a necessidade de reforçar os benefícios da campanha junto às classes mais baixas, que mais utilizam sacolas descartáveis, além de facilitar o acesso, com redução de custo, aos sacos de lixo.
Um acordo assinado em maio pelo governo do Estado de São Paulo e a Apas prevê que a Secretaria do Meio Ambiente vai orientar a população sobre o prejuízo causado pelo uso de sacolas descartáveis derivados de petróleo, com informações, sugestões e dicas, as escolas da rede estadual e os órgãos públicos estaduais.
Confira a pesquisa completa
Fonte: eptv.globo.com/campinas (25.10.2011)