Primeiro desenvolvido para pessoa física, permite ao consumidor confirmar uma transação de crédito feita em seu Cadastro Pessoa Física
O primeiro semestre do ano registrou cerca de 1 milhão de tentativas de fraude contra o cidadão, 8,6% a mais que em igual período de 2010
A Serasa Experian, líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas, lança hoje, 1º de novembro o MeProteja, seu primeiro produto desenvolvido para consumidores. A novidade informará o cidadão quando uma transação de crédito for feita usando o seu CPF. Com essa informação, o consumidor terá como se proteger de possíveis ações de fraudadores, pois caso não tenha participação no negócio relativo àquela consulta, poderá recorrer à Serasa Experian.
O MeProteja alerta por e-mail e por mensagens de celular (SMS) quando o CPF for consultado em vendas a crédito, usado para abertura de empresa, compra de telefone e incluído ou excluído da lista de inadimplentes.
Os avisos sobre consultas que tenham sido realizadas no CPF do consumidor virão acompanhados de um telefone da Serasa Experian. Caso o consumidor não reconheça a transação sobre a qual foi avisado, ele poderá ligar para a Serasa Experian. De imediato, a Serasa Experian entrará em contato com a empresa que fez a consulta para verificar se se trata ou não de tentativa fraude.
Segundo levantamentos da Serasa Experian, seis em cada mil consumidores sofrem todos os meses tentativas de fraude. No final do ano, as atenções precisam ser redobradas, pois a busca por crédito é 10% superior à média do ano. Com o crescimento dos negócios a crédito, aumentam também as probabilidades de ocorrência de fraude. Somente no primeiro semestre de 2011 foram identificadas pela Serasa Experian cerca de 1 milhão de tentativas de fraudes envolvendo consumidores. O valor representa um crescimento de 8,6% em relação ao primeiro semestre de 2010. Caso as tentativas se convertessem em golpes, as perdas poderiam alcançar R$ 3,5 bilhões. Distribuindo-se essas tentativas de fraude por segmento no 1º semestre de 2011, 33% foram no setor de serviços; 28% em bancos e financeiras; 25% no setor de telefonia; 12% no varejo e 2% em outros.
“O crédito é um dos canais preferidos dos fraudadores porque seu resultado é imediato. O consumidor hoje não conta com instrumentos que o ajudem a monitorar o uso do seu CPF em transações de crédito, evitando assim a fraude ou lhe permitindo tomar providencias rápidas para evitar dores de cabeça no futuro. Por isso, criamos a nossa primeira solução voltada para pessoa física, o MeProteja”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e Experian América Latina.
Este ano, a Serasa Experian distribuiu o MeProteja para os cerca de 2.700 profissionais da empresa com o objetivo de testar o novo serviço. A administradora Paula Borgo, da área de PMO Corporativo da Serasa Experian, foi uma das que se beneficiaram com a distribuição interna do produto. Logo no primeiro aviso que recebeu, Paula notou que havia uma pendência em seu nome com uma operadora de telefonia, no valor de R$ 1.266,00.
A administradora, sempre organizada com suas finanças, assustou-se ainda mais quando notou que a dívida era datada de outubro de 2008. “Nesta época eu morava na Espanha, e não poderia, de maneira alguma, ter feito esta dívida”, lembra.
Paula seguiu as indicações fornecidas pelo MeProteja. A fraude foi confirmada e alguns dias depois a situação foi totalmente esclarecida. “Nunca pensei que poderia ser vítima de fraude. Eu me sinto mais segura em poder saber que se alguém abrir uma empresa com meu CPF ou realizar pendências em meu nome, serei avisada pelo serviço imediatamente, tanto por e-mail quanto por SMS. De qualquer forma, recebo quinzenalmente um relatório para monitoramento. É importante, por isso incentivo amigos e familiares a fazerem o mesmo.”
O MeProteja também informa ao consumidor a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF. A informação contribuiu para que Paula constatasse a fraude, uma vez que os estelionatários adquiriram uma linha de telefone em seu nome, a fim de obterem o comprovante de endereço exigido pela operadora. “Eles deram um número de telefone que nunca tive, e deram como sendo meu o endereço de um lugar que nem faço ideia onde fica.”Paula ainda comenta a praticidade que o MeProteja lhe propicia. “A solução traz a facilidade de recebermos em um único relatório as alterações ocorridas em nosso CPF, sem precisarmos consultar uma série de órgãos e sem sair de casa”.
O MeProteja pode ser adquirido pelo Televendas da empresa, 0800-773-7728, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, ou pelo site www.serasaexperian.com.br. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até 1 ano, com descontos proporcionais ao prazo escolhido.
Fonte: Serasa Experian / ConsumidorRS (01.11.11)