A Câmara analisa o Projeto de Lei nº 2.121/11, do Deputado Walney Rocha (PTB-RJ), que obriga drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação, a disponibilizar recipiente para o recolhimento de medicamentos impróprios para consumo. Pelo texto, o coletor deverá ficar em local visível e conter a inscrição: “Coleta Seletiva de Medicamento”.
O estabelecimento deverá ainda informar os consumidores sobre os riscos de descarte de medicamento de modo inapropriado no lixo comum ou em ralos domésticos.
Penalidades
De acordo com a proposta, as farmácias que não cumprirem a lei ficarão sujeitas a advertência e, em caso de reincidência, poderão ser multadas.
Walney Rocha argumenta que a falta de informação e de alternativas leva as pessoas a contaminarem recursos hídricos de forma rotineira. Ele acrescenta que o descarte irregular de medicamentos “pode provocar a alteração de ecossistemas”, além de riscos graves de contaminação.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição, Justiça e Cidadania.
Fonte: Agência Câmara / Consulex (04.11.11)