Quem fizer a declaração pelo modelo simplicado e tiver apenas uma fonte de renda vai se livrar dos formulários. A Receita vai fazer os cálculos
GAZETA SUL
A novidade é que o "Leão" promete facilitar a vida do contribuinte. Fique atento às novas regras!
Para as pessoas físicas com uma única fonte de renda e que declaram Imposto de Renda pelo modelo simplificado, a própria Receita Federal vai fazer as contas pelo contribuinte. Ao todo, 17 milhões de brasileiros poderão optar por essa nova prestação de contas. A mudança é só a partir de 2014, mas tem outras novidades.
Aquele processo que muitos acham burocrático, enjoado, de juntar aquela papelada pra depois declarar tudo, vai ficar mais fácil em 2014, promete a Receita.
Para quem tem apenas uma fonte de renda
Quem fizer a declaração pelo modelo simplicado e tiver apenas uma fonte de renda vai se livrar dos formulários. O contribuinte vai ter acesso pela internet à declaração já preenchida pela Receita, com base nas informações enviadas pelo empregador. A Receita vai calcular o imposto a pagar ou o valor a restituir, e o contribuinte poderá confirmar ou mudar os dados e enviar.
Contribuintes com mais de uma fonte de renda
Para contribuintes com mais de uma fonte de renda não muda nada: vão continuar preenchendo a declaração de Imposto de Renda.
Novidade também para os empresários
As quatro milhões de micro e pequenas empresas que fazem parte do Simples vão deixar de entregar a declaração anual de Imposto de Renda a partir de 2013.
Para aqueles que fazem compras no exterior
Há mudança também para quem entra no país com mercadoria acima da cota permitida, hoje de US$ 500. Passou disso, é cobrado um imposto. A partir de julho do ano que vem, o pagamento poderá ser feito com cartão de débito de todos os bancos. No futuro, a promessa é que seja possível usar também cartão de crédito para esse e outros tributos federais.
Inicialmente será aplicado aos tributos aduaneiros, sobretudo para atender o pagamento de tributos no desembaraço de bagagens nos nossos aeroportos, tendo em vista a expectativa de crescimento do fluxo turístico dos nacionais e dos estrangeiros para o país.
Parcelamento de tributos previdenciários
Também no ano que vem o parcelamento de tributos previdenciários, como dívidas de INSS, poderá ser feito via internet. Hoje isso só é possível pessoalmente.
Fonte: www.gazetaonline.com.br (13.12.2011)