Várias lojas, de todas as redes, deflagraram "operações de auditoria" para conferir a data de validade de todos os produtos
A equipe de jornalismo do CONSUMIDOR-RS pode constatar durante esta quarta-feira que vários supermercados de Porto Alegre estão realizando ações de auditoria interna, verificando cuidadosamente o prazo de validade de todos os produtos colocados à venda.
Nesta terça-feira (17) a Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde e da Propriedade Intelectual, Material, Industrial e Afins (Decon), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), investigou irregularidades em um supermercado no Bairro Cidade Baixa, recolhendo mais de 800 produtos com data de validade vencida, o que caracteriza crime nas relações de consumo.
Segundo a polícia, através de denúncias pela rede social - facebook - foi descoberta a venda de uma carne com data de fabricação do dia posterior a data que estava sendo vendida. Os internautas chamaram de "carne do futuro".
Policiais da Decon, coordenados pelo delegado Fernando Soares, foram disfarçados ao estabelecimento e apreenderam cerca de dez carrinhos de compras com produtos alimentícios com data de validade vencida.
Os envolvidos prestaram depoimentos na delegacia, sendo que o gerente e diretores da rede irão responder por venda de produto impróprio para o consumo, com pena de dois a cinco anos de reclusão.
Fonte: Consumidor-RS (18.01.12)