O ministro Paulo de Tarso Sanseverino assumiu nesta quinta-feira (16) a presidência da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Juiz de carreira, advindo do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), está no STJ desde agosto de 2010.
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o ministro expressou a satisfação com que inicia as atividades à frente da Turma, especializada em direito privado. O novo posto que assume reflete a ordem de antiguidade entre os membros da Turma, composta por cinco membros.
Deixou a presidência o ministro Massami Uyeda, magistrado que veio de São Paulo, também pelas vagas destinadas à magistratura. Os ministros que compõem a Terceira Turma destacaram os atributos de firmeza, prudência e sensibilidade de Massami ao exercer a função. O ministro está no STJ desde junho de 2006 e deve se aposentar no final do ano, por conta da compulsória.
O prazo de permanência na presidência é de dois anos. Massami Uyeda afirmou que, durante sua gestão, “a Turma pode colaborar na construção de uma sociedade mais justa e equânime”. Na sua avaliação, é uma Turma que se preocupa em oferecer a melhor prestação jurisdicional.
A Terceira Turma é composta pela ministra Nancy Andrighi, também do Rio Grande do Sul, e pelos ministros Sidnei Beneti e Villas Bôas Cueva, ambos de São Paulo. Nancy está no STJ desde 1999, Beneti desde 2007 e Villas Bôas Cueva desde junho de 2011.
Coordenadoria de Editoria e Imprensa
Fonte: Superior Tribunal de Justiça – STJ (16.02.2012)