O Portal Internacional do Supremo Tribunal Federal (STF) lançou ontem (14) um glossário jurídico em três idiomas. Elaborado em português, inglês e espanhol, o glossário busca apresentar à comunidade internacional, de maneira sistematizada e simplificada, institutos jurídicos brasileiros, com destaque para o vocabulário mais utilizado nas notícias sobre a atuação do STF.
Ao todo, 180 verbetes compõem o glossário do Portal Internacional, que levou cerca de um ano para ser elaborado e contou com a colaboração de servidores e estagiários poliglotas da Assessoria de Assuntos Internacionais do STF. O trabalho incluiu pesquisa, seleção, definição, tradução, revisão e publicação dos verbetes no site. A meta da Assessoria Internacional do STF é ampliar o número de expressões publicadas, de modo a auxiliar o leitor na compreensão do conteúdo jurídico do Portal Internacional.
Canal de diálogo
Com versões em português, inglês e espanhol, o Portal busca concentrar todas as informações relativas à atuação internacional do STF, a fim de estabelecer um canal de diálogo com outros países sobre a Constituição e a corte constitucional brasileira.
Além da descrição da estrutura e das funções do STF, a página apresenta relatos das principais decisões do tribunal e reúne a jurisprudência da corte constitucional brasileira presente nos principais bancos de dados internacionais, como a Comissão de Veneza, o Global Legal International Network (GLIN), o Mercosul e a Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa. O site dá destaque especial para os projetos de cooperação em desenvolvimento pelo Tribunal e para os eventos que compõem a agenda internacional do STF.
O usuário pode ainda se manter atualizado com o Clipping internacional, que traz informações publicadas nos principais jornais do mundo sobre constitucionalismo e supremas cortes. Também é possível acompanhar o desenvolvimento da jurisprudência dos países membros e associados do Mercosul, por meio do informe MercoJur. Por fim, com a nova a seção de “Glossário”, o público estrangeiro pode ter acesso à definição de institutos jurídicos nacionais.
Lançado em setembro de 2010, o Portal Internacional obteve no último ano mais de 44 mil visitas, oriundas de todas as regiões do planeta. De acordo com o Google Analytics, dentre os 134 países que visitaram o Portal Internacional em 2011, os que mais buscam conhecer a Suprema Corte brasileira são, pela ordem, Estados Unidos, Argentina, México, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal e Itália. Entre os países de língua portuguesa, destacam-se Moçambique e Angola.
Portal Internacional do STF no Twitter: http://twitter.com/stf_intl.
Com informações da Assessoria Internacional do STF.
Fonte: Supremo Tribunal Federal – STF (14.03.12)