Sindilojas Porto Alegre conquista vitória inédita em favor de lojistas da capital

Leia em 3min

Varejistas poderão regularizar dívidas tributárias com facilidade de pagamento


Após a obtenção de liminar junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e de meses de negociação com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/RS), o Sindilojas Porto Alegre comemora os benefícios conquistados para os lojistas associados optantes pelo simples. Estas empresas podem regularizar dívidas de ICMS geradas até dezembro de 2011, pelo não pagamento da diferença de alíquota interestadual de ICMS, à vista, sem a incidência de multa, apenas acrescida de juros de mora. Já para os que precisarem realizar o parcelamento dos valores pendentes, o acordo com a Secretaria permite fazê-lo em até 48 parcelas mensais, acrescidas de juros de mora e multa de 40% sobre o valor total. Diante de análise da situação financeira da empresa, será possível ainda estender este prazo para até 60 meses.


Atualmente, no Rio Grande do Sul qualquer pagamento de dívida tributária de modo espontâneo (que não tenha origem em fiscalização ou autuação), sofre o acréscimo de multas de 20% para quitações à vista e de 40% para parcelamentos. “A grande conquista, nesse caso, é eliminar a multa de 20% para os pagamentos à vista e estender o prazo para parcelamentos. Nenhuma outra Entidade gaúcha trabalha incessantemente pela categoria no campo tributário como o Sindilojas Porto Alegre.”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindicato dos Lojistas da Capital. Outra conquista importante é que através desta negociação os lojistas têm até maio deste ano para procurarem o Estado e negociarem suas dívidas, já que a Secretaria da Fazenda se comprometeu a não notificar empresas até essa data.


O Sindilojas Porto Alegre havia conquistado, em maio de 2009, liminar que suspendia a aplicação da exigência do Estado, e os associados da Entidade ficaram desobrigados do pagamento da diferença da alíquota até fevereiro de 2011, quando o Tribunal de Justiça reverteu a decisão. Com a perda dos efeitos da liminar, a preocupação do Sindicato foi oferecer suporte às organizações para a regularização de seus débitos fiscais.


Para efetuarem os pagamentos à vista, os lojistas associados ao Sindilojas Porto Alegre devem acessar o site www.sefaz.rs.gov.br para gerar a guia de pagamento. Desde a semana passada está em funcionamento o código 1007, exclusivo para operações de lojistas associados ao Sindilojas Porto Alegre. Com esse código, o associado poderá gerar sua guia sem a multa de 20% enquanto a liminar obtida pelo Sindilojas POA junto ao Tribunal de Justiça do RS estiver em vigor. No caso de parcelamento, o empresário deverá procurar a Secretaria da Fazenda do Estado para que o órgão realize os procedimentos necessários. A Entidade incentiva seus associados a buscarem a regularização, pois isso evitará autuações futuras e prejuí zos maiores. 


Para esclarecimentos sobre o tema o lojista deve entrar em contato com o Sindilojas POA pelo telefone 51 3025-8300. “O Sindilojas está de portas abertas para esclarecer qualquer dúvida e espera que todos aproveitem essa oportunidade!” finaliza Sielichow.



Sobre o Sindilojas Porto Alegre


Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil empresas nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa dos comerciantes, desenvolve ações que promovem o fortalecimento da categoria. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e uma série de serviços voltados aos lojistas.


Autor: Vinícius Ghise

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre / ConsumidorRS (19.03.12)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais