Aumento médio foi de 20%, segundo balanço divulgado pela Proteste
Das 75 anuidades avaliadas pela Proteste, apenas dez não alteraram o valor cobrado - Daniel Teixeira/AE
A padronização e a limitação do número de tarifas que podem ser cobradas fazem o consumidor pagar mais caro pela anuidade do cartão do crédito. Em média, a alta atinge 20%, mas chega a 270% no caso do cartão American Express Blue na comparação entre os valores cobrados em 2010 e 2011, segundo a Proteste Associação de Consumidores.
Das 75 anuidades avaliadas, só dez não alteraram o valor cobrado. O Proteste enviou um ofício à Casa Civil e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor ressaltando que o encarecimento da anuidade é mais um problema para os clientes, que já se submetem a taxas de juros muito altas na modalidade.
A pesquisa também constatou que antes da padronização das tarifas havia mais cartões com anuidade gratuita do que agora.
As instituições financeiras usavam a anuidade zero como um chamariz para o consumidor, e compensavam essa "perda de receita" com a cobrança de outros serviços.
A entidade recomenda ter atenção à data de renovação da anuidade e negociar com a administradora a redução dos valores cobrados e até a isenção, informando que caso contrário será feito o cancelamento. É importante comparar as condições ofertadas por bancos concorrentes e avaliar se vale a pena pagar mais para ter cartões diferenciados, como o internacional.
Fonte: Band
Autor: Metro SP / ConsumidorRS (20.03.12)
Revisão e Edição: de responsabilidade da fonte