O impacto da conservação do alimento na saúde humana é tema de audiência pública na quinta-feira (29), às 10h30. Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) devem ouvir os segmentos de supermercados, restaurantes, frigoríficos e a vigilância sanitária (Anvisa) na sala 9 da Ala Alexandre Costa. O pedido da reunião foi feito pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO).
Mais de 250 tipos de doenças são transmitidas por alimentos, seja pela má conservação e equilíbrio entre temperatura e tempo ou pelo preparo. Pesquisas apontam que uma única bactéria pode se multiplicar 130 mil vezes em apenas 6 horas se a conservação do alimento for ruim. Mantendo a temperatura abaixo dos 5ºC e acima dos 60 ºC, sua multiplicação é retardada ou mesmo evitada.
Devem participar da audiência pública representantes das associações brasileiras de bares e restaurantes (Abrasel), de supermercados (Abras) e de engenheiros de alimentos (Abea). Também foram convidados representantes do Serviço de Informação da Carne (SIC), da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Milena Galdino
Fonte: Agência Senado (23.03.2012)