Defesa dos direitos sociais marca lançamento da Agenda Político-Institucional da Anamatra

Leia em 3min 30s

A sexta edição da Agenda Político-Institucional da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) foi lançada na tarde desta quarta-feira (11/4), em solenidade realizada na Câmara dos Deputados. O evento, que contou com o apoio da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), reuniu diretores da Anamatra, integrantes do Conselho de Representantes e entidades parceiras.


A solenidade foi prestigiada por diversos parlamentares, entre eles o presidente da CTASP, Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), o primeiro vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Alessandro Molon (PT-RJ), e os deputados Artur Bruno (PT-CE), Roberto Santiago (PSD-SP), Assis Melo (PCdoB-RS), Vieira da Cunha (PDT-RS) e Ruy Carneiro (PSDB-PB). O ex-senador José Nery e a secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Zilmara Alencar, também estiveram presentes. 


“O lançamento da agenda é orgulho para todos os juízes do Trabalho, que não temem expor seus pontos de vista e tendências, sempre no sentido de ajudar o Parlamento a melhor servir ao povo brasileiro”, afirmou o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna. O magistrado ressaltou que a publicação é calcada na defesa do Direito do Trabalho. “Entendemos que temos muito a colaborar com o Parlamento, para mostrar que os princípios do Direito do Trabalho devem ser observados na hora da elaboração da lei”, lembrou. Sant’Anna deu como exemplo de um projeto maléfico para as relações do trabalho o que pretende regulamentar a terceirização. “A questão está sendo tratada como algo econômico e é um problema humano, que deve ser interpretado à luz dos direitos sociais”.


Diversos parlamentares presentes ao lançamento também falaram da importância dos direitos sociais e do papel que vem sendo desempenhado pela Anamatra no Congresso Nacional. “Nada melhor do que a Anamatra para dizer quais os projetos prioritários para o Brasil, para que tenhamos mais justiça na relação entre empregadores e empregados”, disse o deputado Bala Rocha. “A presença dos juízes do Trabalho, que lutam pelo respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros, é importante. A lei trabalhista precisa ser respeitada e, acima dela, a Constituição Federal e as normais internacionais”, afirmou o deputado Alessandro Molon. Roberto Santiago, membro da CTASP, também ressaltou a importância do equilíbrio na relação entre capital e trabalho. “O país deve muito ao trabalho de vocês, juízes, que dignificam o cidadão”. O deputado Vieira da Cunha, também da CTASP, ressaltou que “a Anamatra é uma referência para os parlamentares se posicionarem sobre temas importantes que dizem respeito ao Direito do Trabalho e às relações de trabalho em geral”. 


A regulamentação da terceirização nos moldes como vem sendo discutida no Congresso Nacional também foi criticada pelos parlamentares. O deputado Artur Bruno afirmou que a agenda é importante para orientar e mostrar as questões essenciais para os trabalhadores e o mundo do trabalho. “Uma iniciativa como esta terá uma importância enorme para combatermos iniciativas nefastas, a exemplo do projeto de terceirização, que limita as conquistas do trabalhador brasileiro”, disse. O deputado Assis Melo, da CTASP, também criticou a proposta legislativa. “Sou defensor de um novo projeto de desenvolvimento para o país, mas com respeito ao direito dos trabalhadores”, ressaltou.



Sobre a Agenda


Em sua sexta edição, a Agenda Político-Institucional da Anamatra é um instrumento de informação destinado às entidades participantes do debate político e busca tornar conhecido o pensamento da Associação a respeito dos temas do Judiciário brasileiro, com destaque para o Direito do Trabalho. A publicação traz, em especial, uma abordagem temática na reafirmação do compromisso assumido pela atual gestão da Anamatra: o integral cumprimento da Constituição Federal, a garantia dos direitos sociais e o respeito às prerrogativas da magistratura.


A Agenda Político-Institucional Anamatra 2012 estará disponível para leitura no site da Anamatra, a partir desta quinta-feira (12/4), na área de publicações.


 

Fonte: ANAMATRA – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (11.04.12)


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais