Agilidade nas operações e redução de custos operacionais estão entre os principais benefícios da NF-e para o varejo.
De acordo com a CDL Porto Alegre, esta alternativa deve contribuir muito, principalmente em datas onde as lojas têm um grande movimento, com flexibilidade na logística de impressões de documentos fiscais. "Será possível abrir vários caixas ao mesmo tempo para atender os consumidores e realizar a operação de forma muito mais rápida, evitando as tradicionais filas e demora no processo final da compra. Depois de implantada, pode ser que reflita até mesmo no custo final do produto", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL.
Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o projeto-piloto será realizado com quatro lojas durante dois meses - Renner, Panvel, Paquetá e Colombo. As empresas que já quiserem adotar este novo formato devem protocolar na Fazenda um pedido para emissão. O requisito adicional é que, para impressão, é preciso identificar o destinatário.
Para os lojistas que optarem por este novo formato, que será facultativo, está sendo criada uma impressão resumida da NF-e, chamado de "Danfe simplificado", para entregar aos consumidores. O modelo atual é em formato A4, o mesmo utilizado nas compras entre empresas e também pela internet, onde é utilizado transporte.
Fonte: CDL Porto Alegre / ConsumidorRS (03.05.12)
Autor: Grazielle Araujo