O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reunirá nos dias 21 de maio e 5 de junho para escolher os candidatos à vaga decorrente da aposentadoria do ministro Hamilton Carvalhido e também para eleger o novo corregedor nacional de Justiça, respectivamente.
A sessão do colegiado que definirá a lista tríplice ocorrerá às 9h. A vaga na composição do STJ é destinada a membro do Ministério Público. Há 52 candidatos, que serão escolhidos entre membros do Ministério Público Federal, dos estados e do Distrito Federal.
Após a definição dos nomes, a lista tríplice será encaminhada à presidenta Dilma Rousseff, que indicará um deles ao Senado Federal.
No caso do corregedor nacional de Justiça (cargo que integra o Conselho Nacional de Justiça), a sessão do Pleno tem início às 18h. O nome do ministro indicado será sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
Após essa etapa, o nome irá a referendo do plenário e, posteriormente, à nomeação da presidenta da República. O novo corregedor nacional sucederá a ministra Eliana Calmon.
Fonte: Superior Tribunal de Justiça - STJ (09.05.12)