Por Letícia Casado | Valor
SÃO PAULO - O grupo Petrópolis, que produz as cervejas Itaipava e Crystal, está sendo investigado por suspeita de evasão fiscal. Nesta manhã, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram a Operação Czar, e cumpriram mandados de busca e apreensão em estabelecimentos da principal empresa do grupo e em distribuidoras de bebidas na região de Sorocaba..
A investigação vai apurar se houve crime contra ordem tributária. A suspeita dos agentes é que o grupo tenha deixado de pagar cerca de R$ 600 milhões em ICMS entre os anos de 2006 e 2011.
"Sendo fabricante de um produto sujeito à substituição tributária (situação em que um estabelecimento, normalmente a indústria, recolhe antecipadamente todo o ICMS da cadeia produtiva), a empresa deveria recolher tanto o ICMS próprio, devido por suas operações, como o incidente nas demais etapas da circulação da mercadoria ao Estado, isto é, o imposto das vendas no atacado e no varejo", informa a Secretaria da Fazenda em nota.
A empresa começou a ser investigada em 2011, informa o comunicado, e "suspeita-se que inúmeras distribuidoras de bebidas dentro e fora do estado de São Paulo seriam, na verdade, controladas, de fato, pelo próprio grupo econômico, de modo a dissimular sua participação no esquema fraudulento".
Procurado, o Grupo Petrópolis não tinha um porta-voz imediatamente disponível para comentar o assunto.
Fonte: Valor Econômico (16.05.12)