MINAS GERAIS - A partir de julho, consumidor leva produto novo de graça se encontrar algum vencido em supermercado

Leia em 2min 40s

O consumidor que encontrar, a partir de 2 de julho, dentro de um supermercado, um produto com validade vencida poderá levar para casa, gratuitamente, um outro produto, idêntico ou similar, mas que esteja dentro do prazo de validade.


Esta conquista tornou-se possível após assinatura realizada hoje, 18 de maio, de um protocolo de intenções com a finalidade de implantar, em Minas Gerais, o programa "De Olho na Validade".


Assinaram o documento o Procon Estadual, o Fórum dos Procons Mineiros, o Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais e a Associação Mineira de Supermercados (Amis). A cerimônia aconteceu na sede do Ministério Público de Minas Gerais.


De acordo com as entidades, a medida beneficia todo o mercado, aprimorando as relações de consumo, uma vez que incentiva o consumidor a conferir o prazo de validade antes do ato de compra, como também estimula o comércio a otimizar seus mecanismos de controle.



Em 45 dias


A implantação do programa, que é válido para todo o território mineiro, será feita por adesão voluntária do supermercadista. Aqueles que aderirem têm 45 dias para implantar a iniciativa em suas lojas, contados a partir de 18 de maio.


Como uma grande quantidade de supermercados associados à Associação Mineira de Supermercados (Amis) já sinalizou positivamente à iniciativa, acredita-se que os consumidores poderão contar com o "De Olho na Validade" em algumas lojas, ainda em maio, mas em larga escala, somente a partir de 02 de julho.



Identificação de participantes


A relação dos supermercados participantes, com os respectivos endereços de lojas, estará disponível na internet nos sites do Movimento das Donas de Casa (www.mcdmg.com.br), Procon Estadual (www.mp.mg.gov.br/procon) e da Amis (www.amis.org.br), podendo ser atualizada diariamente a partir da evolução das adesões ao programa.


Nas lojas participantes a identificação da adesão ao programa também é fácil de ser verificada. Haverá, obrigatoriamente, cartazes explicativos afixados em pontos de grande circulação.



Controle da validade


Produtos com prazo de validade vencido está entre os principais problemas enfrentados por consumidores de todo o País. Tal fato é considerado, além de uma prática infrativa, um crime. Todavia, apesar das constantes fiscalizações dos Procons, somente o hábito do consumidor em conferir o prazo de validade, dentre outras informações constantes na embalagem/rótulo, é que irá diminuir a ocorrência dessas infrações.


Criado em São Paulo, em 2011, por iniciativa da Fundação Procon São Paulo e da Associação Paulista de Supermercados, o programa "De Olho na Validade" vem trazendo bons resultados em todas as localidades em que foi implantando, proporcionando a troca de produtos com o prazo de validade vencido, melhorando a qualidade dos serviços prestados nos supermercados e criando, no consumidor, o hábito de conferência das informações dos produtos. Paraíba, Pará e Espírito Santo também já implantaram o programa.


Em Minas Gerais, diferentemente dos outros locais, em que apenas alguns municípios fazem parte da campanha, o programa "De Olho na Validade" abrangerá todo o Estado, atingindo os municípios em que exista um supermercado participante.



Fonte: amis.org.br (18.05.12)

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais