A partir de parceria entre FCDL-RS e Secretaria da Segurança Pública do estado, lojistas e consumidores estão mais protegidos de uso indevido de RG no comércio
É comum consumidores honestos perderem seus documentos de identidade e eventualmente perceberem que estão com uma grande dívida no varejo. Da mesma forma, os lojistas arcam com grandes prejuízos quando não conseguem reaver a mercadoria ou seu valor equivalente. Em virtude de um termo de cooperação assinado entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) e a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, os gaúchos contam com uma ferramenta moderna para impedir a fraude de documentos de identidade. A solenidade de assinatura aconteceu na manhã desta segunda-feira (16/07).
A partir da medida, lojistas terão acesso a uma lista informatizada no momento da compra, que aponta todos os registros de boletins de ocorrência que constam documentos manifestados como perdidos, roubados, furtados ou extraviados. A lista contempla números de RG, CPF, passaporte, título de eleitor, carteira de trabalho, cartões de crédito e cheques. Assim, o comércio conta com um serviço público gratuito que poderá flagrar uma tentativa de fraude imediatamente. O comerciante, por sua vez, poderá negar a transação e ainda informar as autoridades competentes.
- Se por um lado estamos tornando mais segura à prática do comércio, possibilitando a geração de riqueza. Por outro, teremos condições de detectar estelionatários que tentam obter bens do comércio ilegalmente. Em última análise, isto é bom para a sociedade gaúcha - resume o secretário da Segurança Pública do RS, Airton Michels.
A ferramenta é disponibilizada exclusivamente a todos os lojistas que utilizam o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), que é gerenciado pela FCDL-RS no estado. A segurança contra prejuízos do varejo tem reflexo direto no cotidiano dos consumidores, que não terão seus nomes vinculados à inadimplência em virtude do uso indevido de seus documentos.
- Em nossa primeira reunião, em um diálogo entre a FCDL-RS e a SSP, percebemos que temos muitos objetivos em comum. Trata-se da vontade das duas entidades em prestar um bom serviço público - conclui Michels.
O termo de cooperação entre as entidades foi assinado pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch e o Secretário da Segurança Pública do RS, Airton Michels, na manhã do dia 16 de julho. A iniciativa é avaliada como uma importante conquista para a entidade associativista, que visa tornar o varejo gaúcho uma referência mundial até 2017.
FCDL-RS
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) representa as Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS. Fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo amparar e defender os interesses dos seus associados.
Atuando ativamente na representatividade política do setor varejista gaúcho, a instituição busca a qualificação e o desenvolvimento deste segmento, através de uma agenda estratégica focada em torná-lo referência mundial até o ano de 2017.
Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL-RS / Consumidor RS (16.07.12)