Será realizada na segunda-feira (13), às 14h, no Plenário do TJRS, a posse do promotor de justiça Jayme Weingartner Neto como desembargador. Ele integrou lista composta por membros do Ministério Público (MP) e foi escolhido pelo governador Tarso Genro, tendo a nomeação publicada no Diário Oficial no dia 18 de julho.
Ele assumirá vaga reservada ao quinto constitucional, decorrente da aposentadoria do desembargador Vasco Della Giustina.
A posse estava sendo questionada no CNJ pelo procurador de justiça José Tulio Barbosa, também integrante da lista sêxtupla original. Esta semana
Barbosa disse ao Espaço Vital que "apesar de o relator no CNJ haver afirmado a nulidade da sessão do Órgão Especial do TJRS, na votação da lista tríplice, por falta de voto aberto e fundamentação, mas negado a liminar, desisti da representação, cumprindo o compromisso assumido no congresso que o MP realizou na semana passada em Gramado".
Currículo do novo desembargador
Nomeado promotor de justiça em 1992, Weingartner atuou em Taquari e Cachoeira do Sul. Em Porto Alegre, foi coordenador do Gabinete de Apoio e Planejamento Institucional do MP, exerceu funções no Gabinete de Articulação e Gestão Integrada e foi Secretário-Geral do Ministério Público.
Também atuou nas Varas da Fazenda Pública, nos Juizados Especiais Cíveis e no Foro Regional do Partenon. É doutor em Direito do Estado e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais, sendo formado em Direito em 1990 na UFRGS. É autor de dois livros.
Fonte: Espaço Vital (10.08.12)