O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a decisão da Fundação Procon de São Paulo de multar em R$ 3.192.300,00 a empresa Grendene S/A devido a campanhas publicitárias de diversas linhas de produtos infantis direcionadas a crianças. Segundo a autuação, "as peças misturavam realidade e fantasia, inseriam precocemente a criança no mundo adulto, estimulavam a erotização precoce e o consumismo infantil". A empresa ainda pode recorrer da decisão.
A multa é resultado de uma denúncia da área de Defesa do Instituto Alana, que enviou uma representação ao Procon em dezembro de 2009, chamando atenção do órgão para as abusividades cometidas na comunicação mercadológica da Grendene.
Os comerciais, veiculados na televisão no ano de 2009, foram claramente dirigidos ao público infantil, por serem exibidos em meio à programação infantil e serem protagonizados por crianças. As campanhas se utilizavam de personagens e brinquedos do mundo infantil para promover as vendas dos produtos, além de praticar a venda casada de sapatos e sandálias com brindes.
No caso das linhas femininas Barbie Coleção Norte e Nordeste e Barbie Coleção Sul e Sudeste, Moranguinho Morangomix e Hello Kitty Fashion Time, a publicidade estimulava comportamentos adultos.
No caso das linhas de produtos masculinos, a empresa se utilizou de recursos que misturavam situações cotidianas com fantasia, confundindo os pequenos. Além disso, os comerciais das linhas Ben 10 Galaxy, Guga K Power Games, Power Rangers Action e Ben 10 hipervalorizavam a importância da imagem pessoal como valor.
O Instituto Alana, autor da representação, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar.
As publicações no DOE sobre o caso podem ser consultadas em link da Imprensa Oficial (clique aqui).
Fonte: Espaço Vital (15.08.12)