O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (1º) a nomeação do ministro Teori Albino Zavascki para o Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação do ministro, para substituir Cezar Peluso na mais alta corte da Justiça brasileira, havia sido aprovada pelo plenário do Senado na última terça-feira (30). Com a publicação do ato de nomeação, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, o STF já pode marcar a cerimônia de posse do seu mais novo integrante.
Teori Zavascki é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Atua na Primeira Turma e na Primeira Seção, órgãos especializados no julgamento de matérias de direito público, e também na Corte Especial. Mestre e doutor em direito processual civil, foi advogado e integrou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.
A escolha de Zavascki para o STF foi anunciada pela Presidência da República no início de setembro. Antes de ter seu nome submetido a votação no plenário do Senado, o ministro passou por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania daquela casa.
Fonte: Superior Tribunal de Justiça - STJ (01.11.12)