A logística reversa de medicamentos será tema de discussão nesta quinta-feira (22/11), em São Paulo.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI),com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai promover um seminário para discutir formas para que os resíduos de medicamentos possam receber um tratamento adequado após o seu uso ou perda de validade.
O tema ganhou importância a partir da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei, publicada em 2010, prevê a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que devem recolher os resíduos remanescentes após o uso e proceder à destinação final ambientalmente adequada. A implementação dessa logística reversa deve ser subsidiada por estudo de viabilidade técnica e econômica e operacionalizada por meio de acordo setorial entre os entes relacionados ao ciclo de vida do produto, regulamentos ou termos de compromisso.
O Seminário "Resíduos de Medicamentos: Oportunidades e Parcerias" será uma oportunidade para órgãos de governo, entidades representativas do setor de medicamentos, profissionais de saúde, sociedade organizada e demais interessados ampliarem o conhecimento sobre o tema. Um dos objetivos é que sejam apresentandas experiências internacionais e as tecnologias envolvidas com o descarte adequado de medicamentos.
A Anvisa coordena o Grupo de Trabalho Temático (GTT) de Medicamentos desde 16 de março de 2011 com o propósito de analisar, estudar e apresentar propostas sobre o descarte de medicamentos. Saiba mais aqui.
Mais informações podem ser acessadas em http://residuosmedicamentos.abdi.com.br/home.aspx.
Fonte: Imprensa / Anvisa (21.11.12)