As principais empresas de TV por assinatura do país terão de reduzir em pelo menos 35,21% a quantidade de reclamações feitas por seus usuários até dezembro de 2013. A meta foi fixada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Há mais de um ano as companhias ultrapassam o limite de reclamações estabelecido pelo órgão.
O limite para reclamações que a Anatel tolera é de 0,65 para cada mil usuários. Em julho, o teto para queixas deveria ser de 9.622, mas as empresas acumularam 14.851 ocorrências comunicadas ao órgão. O último mês em que as metas foram cumpridas foi outubro de 2011, quando as reclamações somaram 7.908 para um limite de 7.918.
GVT, Embratel (Claro TV), Net, Sky, Oi, Telefonica (Vivo TV) e Grupo Algar são as empresas enquadradas. A Oi terá de fazer o maior esforço, pois é a companhia que mais se distanciava das metas da Anatel em julho. A Net é a empresa que mais se aproximava do cumprimento dos limites de reclamações.
Conforme a Folhapress, a Sky e a Oi TV informaram, por meio de assessoria, que não vão se manifestar. A Claro TV e a Telefônica Vivo informaram ter encaminhado um plano de ação. As demais empresas não responderam até o fechamento desta edição.
- A ideia não é arrecadarmos com multas e sim que os consumidores sejam atendidos. Por isso, exigimos um plano de ação, para evitarmos a abertura de processos novos todos os dias - disse Marconi Thomaz Maya, superintendente de serviços de comunicação de massa da agência.
BRASÍLIA
Fonte: Zero Hora (29.11.12)