Estudo foi elaborado pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno
As empresas aos poucos começam a descobrir que o consumidor satisfeito é o caminho mais curto e certeiro para o sucesso. E para identificar os cases das empresas que mais respeitam seus clientes, uma pesquisa foi realizada com 3.893 consumidores, que listaram as 48 empresas que mais respeitam seus consumidores.
O estudo foi elaborado pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, as pesquisadas foram empresas que trabalham com varejo em grandes cidades como São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, entre outras.
Para Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e publisher da revista Consumidor Moderno, as organizações que crescem e inovam entendem que a razão para sua existência é o cliente. "Essas empresas sabem que precisam ter uma relação de transparência com ele. Respeito é um ciclo que se renova quando empresa e consumidor se identificam, principalmente em épocas de crise e restrições em âmbito mundial. Há uma série de exemplos no mercado para provar que respeito ao consumidor é algo factível. Muitas dessas companhias estão no ranking da pesquisa divulgada agora", comenta.
Em entrevista ao InfoMoney, Stella Kochen Susskind, coordenadora da pesquisa, avaliou que três diferenciais foram decisivos no desempenho das empresas: qualidade dos produtos anunciados, (33% da preferência), qualidade no atendimento (21%) e transparência na relação com o consumidor, ou seja, entregar o que promete, com 18% dos votos.
A pesquisa identificou que o consumidor brasileiro, hoje, ao analisar os produtos, tem como principais "drivers de consumo" a agilidade no atendimento, qualidade, correção na data de validade, garantia e condições de embalagens.
Em relação ao relacionamento, os itens de maior importância são: imagem, preços, promoções e ofertas, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, qualificação do atendente/vendedor, mecanismos de troca de mercadoria, entrega eficiente, assistência técnica, e estrutura física das lojas.
"Foi uma evolução em relação aos outros anos", ressalta Stella, afirmando que foi a primeira edição da pesquisa feita 100% online.
Conheça as 10 empresas vencedoras:
1º Nestlé - 3,41%
2º Walmart - 2,63%
3º Natura - 2,56%
4º Visa - 2,37%
5º Americanas - 2,63%
6º Sky - 2,11%
7º Zaffari - 1,86%
8º GVT - 1,81%
9º Petrobras - 1,76%
10º Apple - 1,66%
Autor: Paula Furlan
Fonte: Revista Consumidor Moderno / Consumidor RS (12.12.12)