O grupo Latam, holding que reúne as companhias Lan e TAM, confirmou em comunicado nesta quinta (7) que deixará a aliança com a Star Alliance e se unirá à oneworld. A medida foi aprovada pelo conselho administrativo da empresa.
A data de saída deve ser anunciada até o fim do ano e está prevista para ocorrer entre abril e junho de 2014. A Lan Colombia ingressará no fim deste ano.
Segundo nota da empresa, as regras do programa de milhagem não mudam até a troca de alianças.
Todos os pontos acumulados até a troca de aliança serão preservados, desde que sejam registrados no programa de fidelidade da TAM.
Não haverá mudança de categoria no cartão de fidelidade e o status será adequado às regras da nova aliança.
O usuário só poderá acumular pontos com voos da oneworld a partir da mudança de alianças, em 2014.
Hoje, os membros da oneworld são Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, além de 30 outras afiliadas. SriLankan Airlines e Qatar Airways estão em processo de integração.
A aliança atende 950 destinos em 160 países com 13 mil voos diários. Por ano, são transportados 480 milhões de passageiros.
A Star Alliance é a maior das alianças, com 27 companhias (incluída a TAM), 1.329 destinos em 194 países em 21,9 mil voos diários. Ela transporta 671 milhões de passageiros por ano.
FUSÃO
A saída da TAM da Star Alliance já era esperada desde a fusão com a LAN, em junho do ano passado.
Por decisão do tribunal de defesa da concorrência do Chile, as duas empresas teriam que escolher pela Star Alliance, ligada à TAM, ou a Oneworld. Na mesma decisão, o tribunal determinou que a LAN não poderá integrar a aliança do grupo Avianca-Taca. Como a saída da TAM já era esperada, a Star Alliance fechou com a Avianca.
A escolha do conselho da Latam ainda deve ser submetida ao Cade.
com Valor
Fonte: Folha de São Paulo (07.03.13)