Os supermercados do Acre já começaram a repassar de forma integral a desoneração de impostos da cesta básica. Segundo o presidente da Associação Acreana de Supermercados (Asas), Luiz Deliberato Filho, o repasse é imediato e automático nos itens repostos a partir da implantação da lei federal.
No Estado, o impacto positivo da conquista é sentido principalmente na hora de comprar carnes, seja de frango, bovina ou suína. "O resultado da medida é muito positivo por reduzir os preços de alimentos tão essenciais", disse Deliberato.
Segundo ele, a desoneração só não é perceptível em todas as categorias de produtos porque o Acre já usufrui de benefícios fiscais por se localizar em área de livre comércio (ALC), administrada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), uma autarquia federal.
O objetivo do órgão é promover o desenvolvimento das cidades de fronteiras internacionais localizadas na Amazônia Ocidental. Apenas bebidas alcoólicas, armas e fumo estão excluídos deste regime.
Mesmo beneficiadas por isenções, as empresas supermercadistas locais se mobilizam para repassar novas reduções de preços nas lojas. Segundo Deliberato, a Asas e as suas associadas deram início a várias negociações com os fornecedores a fim de obter valores ainda melhores para seus clientes.
Por Margareth Meza, Revista SuperHiper, publicação da Abras