A conclusão foi retirada de uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.
Ao todo, 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos na hora de uma compra, ou de na contratação de algum serviço. Foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.
Um mistério que pesa no bolso. O desconhecimento foi revelado em uma pesquisa feita pelo Ibope para a Associação Comercial de São Paulo. A maioria dos 2 mil entrevistados não sabe quanto há de imposto embutido naquilo que paga, mas 90% querem saber.
Essa vontade do consumidor será satisfeita a partir de junho quando passará a valer a lei que obriga o comércio, os bancos e prestadores de serviço a informar o valor dos impostos nos produtos. Quem sabe mais pode exigir mais, pressionar mais.
Em um caixa experimental, montado pela Associação Comercial foi possível ver como uma das maneiras de informar os clientes, de acordo com a lei. O café, por exemplo, custa R$ 3,60, com R$ 0,90 de imposto acaba saindo por R$ 4,50. No fim as compras de dez itens que saíram por R$ 26,89, R$ 6,90 foram impostos.
Os impostos pesam também em serviços, como do telefone fixo. Na média, os entrevistados do Ibope estimaram que a carga era de 21,5% imposto na conta. Na verdade, é de 46%.
Ficar sabendo assusta. E é desse susto ou dessa consciência que muitos esperam vir a mudança que torne a vida melhor.
"O que incomoda mais é você saber que você paga imposto e tem pouco retorno em relação a saúde, educação", aponta Cláudio Almeida, professor.
"Esse assunto será um assunto que vai pautar a classe política, para fazer reforma tributária, para acompanhar melhor os gastos e, de uma maneira geral, as pessoas se tornarem mais cidadãs", diz Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional (09.04.2013)