A ABRAS divulgou nesta segunda-feira (29) em entrevista coletiva à imprensa, o Índice Nacional de Vendas, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, e a Pesquisa Ranking ABRAS 2013.
As vendas reais do setor supermercadista em março de 2013 subiram 9,65% em relação a março de 2012, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Em comparação com o mês de fevereiro deste ano, houve um crescimento real de 19,26%. No acumulado do primeiro trimestre, as vendas do setor supermercadista registraram crescimento real de 3,53 %, na comparação com igual período de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice Nacional de Vendas da Abras apresentou crescimento de 19,82% em março em relação a fevereiro de 2013 e alta de 16,92% quando comparado a fevereiro de 2012. O acumulado nominal, no trimestre, chega a 10,17%.
De acordo com o vice-presidente da ABRAS, Márcio Milan, as ótimas vendas ocorridas no período da Páscoa, considerado pelo setor o segundo melhor momento em venda do ano, permitiram extraordinário crescimento do indicador de vendas para o mês de março. "Que se beneficia também do efeito deslocamento de data, pois no ano passado a Páscoa caiu na primeira semana de abril. Apesar da questão de sazonalidade, estimamos que os resultados continuem positivos e com tendência de estabilização deste patamar no decorrer do ano", ressalta Milan.
Abrasmercado apresenta alta de 3,91% em março
Maiores altas foram impulsionadas pela cebola, tomate e leite em pó
Em março, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou queda de -0,45%, em relação a fevereiro deste ano, passando de R$ 356,75 para R$ 355,16. No acumulado do ano, o Abrasmercado apresentou crescimento de 3,91%.
Os produtos com as maiores altas em março, na comparação com fevereiro, foram cebola, com 23,10%; seguido por tomate, com 11,94%; e leite em pó integral, com 6,17%. Já as maiores quedas na cesta Abrasmercado foram: carne traseiro, com -7,34%; açúcar, com -3,90%; e carne dianteiro, com -3,70%.
Ranking ABRAS 2013
Durante a coletiva para a imprensa foram divulgados os resultados da 36º edição da Pesquisa Ranking ABRAS, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS em parceria com a Nielsen Brasil.
O estudo faz um panorama do autosserviço nacional - mercado que, no ano passado, movimentou R$ 242,9 bilhões. Neste ano, 710 empresas participaram do levantamento.
O Ranking Abras analisa separadamente o desempenho e diversos índices de eficiência de algumas amostras de empresas, integradas pelas 50, 300 e 500 maiores do setor. As companhias listadas entre a 501º e 710º posição também contaram com a mesma avaliação. As análises trazem ainda parâmetros sobre a participação das seções nas lojas e como as empresas lidam com os meios de pagamento, logística, automação, mão de obra, dentre outros quesitos, incluindo os destaques e oportunidades de cada região. (Veja mais)
Veja a cobertura completa da pesquisa Ranking ABRAS 2013 na edição de abril da Revista SuperHiper, publicação da Abras.
Fonte: Redação Portal Abras