Organizadores do evento, que acontece até o dia 9 de maio, esperam receber mais de 70 mil visitantes, com geração de negócios em torno de R$ 5,5 bilhões
João Galassi: "A Feira é muito importante para a economia do País. Nosso objetivo é gerar negócios na ordem de R$ 5,5 bilhões." | |
(da esq. p/ dir.) Dinis Dias, diretor de Economia e Pesquisa da APAS; João Galassi, presidente da APAS e Fernando Yamada, presidente da ABRAS, durante coletiva de imprensa na abertura do evento
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A abertura da APAS 2013 - 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovida pela Associação Paulista de supermercados, reuniu vários líderes empresariais e autoridades políticas ontem (6), no Expo Center Norte, em São Paulo.
O presidente da APAS, João Galassi, destacou as expectativas do evento. "A Feira é muito importante para a economia do País. Para esta edição, o nosso objetivo é gerar negócios na ordem de R$ 5,5 bilhões. No ano passado, atingimos a marca dos R$ 5 bilhões", afirmou.
O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, representou o governo do estado. Durante o evento, ele falou sobre a importante conquista da sociedade com a nova lei de informação de impostos na nota fiscal e também do relevante papel dos supermercados, nas informações prestadas aos consumidores.
Em seu discurso durante o evento, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, relembrou as últimas edições da Feira. "Das 29, já estive em mais de 15 APAS. Além de ter grande importância para o setor, este evento hoje é referência para todo o Brasil, com foco em negócios e com excelente organização em qualidade e conteúdo", destacou.
Yamada também falou das novas metas da ABRAS para os próximos anos. "O nosso plano de ação ABRAS MAIOR tem o objetivo de ampliar a oferta de empregos em 45 mil vagas acima da média esperada até 2014. E prevê também um crescimento de nossa participação no PIB de 5,5% para 6% no próximo ano. O plano apresentado ao governo inclui ainda: linha especial do BNDES para projetos de expansão e modernização; desoneração de IPI, PIS e Cofins na compra de novos equipamentos para lojas; redução da alíquota do INSS da folha de pagamentos de 20% para 15%; e regulamentação dos meios de pagamentos incluindo tarifa em vez de taxa para os vouchers de alimentação e cartão de crédito reembolsável à vista", ressaltou.
O presidente da ABRAS destacou também a proposta da entidade junto ao governo em relação à nova Lei 12.741/1. "Que é modificar a discriminação dos impostos na Nota Fiscal, visando criar uma cultura tributária no Brasil. É importante que o consumidor entenda qual é a carga tributária de cada item vendido, o que é valor do produto e o que é imposto", frisou Yamada.
Pesquisa
Durante a solenidade de abertura, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou uma pesquisa inédita sobre tendências de consumo e perfil do consumidor. O estudo, realizado em parceria com a Nielsen e Kantar Worldpanel, com a coordenação da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), foi apresentado pelo presidente da entidade, João Galassi, acompanhado pelo presidente da ABRAS, Fernando Yamada, pelo diretor de Economia e Pesquisa da APAS Dinis Dias e o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da associação Rodrigo Mariano.
A pesquisa mostrou que o crescimento do setor em 2012 está associado ao desempenho econômico do Brasil no mesmo período. Já nos últimos dez anos, o crescimento do País esteve diretamente relacionado ao crescimento do consumo das famílias.
O destaque ficou por conta da forte presença do setor de serviços, que representa 68% de participação do PIB. Foi observado, ainda, que esse desempenho no consumo aconteceu de maneira sustentável ao longo do tempo e está diretamente relacionado à classe média, principal responsável pelo crescimento econômico do Brasil.
Saudabilidade
A pesquisa mostrou também, que o apelo do que é bom à saúde já faz parte do padrão de consumo nos lares. "Tivemos a inclusão de alimentos na lista do consumidor não observados antes. A água de coco, por exemplo, chegou a 2,2 milhões de residências. O cliente também está mais consciente. As informações apontaram que 69% das pessoas gostariam que os produtos de alimentação ajudassem a manter a saúde", revela o presidente da APAS.
O executivo aposta, ainda, que para 2013 o faturamento com foco na saudabilidade alcance R$ 80 bilhões.
Painel Confiança
Hoje(7/5), às 12h30, o presidente da APAS, João Galassi, juntamente com o presidente da ABRAS, Fernando Yamada; o presidente do jornal Valor Econômico, Alexandre Caldini Neto, e o presidente da Nielsen Brasil, Eduardo Ragasol, apresentaram o Painel Confiança. A partir de uma pesquisa realizada pela Nielsen, este painel discutirá o quanto o brasileiro confia no próprio brasileiro e no varejo e como podem se criar relações com maior respeito e confiança.
APAS 2013
Esse ano a APAS 2013 traz o tema "Capitalismo Consciente - prosperar construindo relações de valor para todos". A Feira de Negócios em Supermercados conta com uma área de 68 mil metros quadrados na qual mais de 550 expositores nacionais e internacionais estarão apresentando novidades e tendências em produtos e serviços dos mais variados segmentos.
A expectativa dos organizadores é receber 70 mil visitantes, entre empresários do setor e executivos do varejo de todo o País e do exterior, e uma geração em volume de negócios em cerca de R$ 5,5 bilhões durante os quatro dias de evento.
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Fonte: Portal Abras/Assessoria de Comunicação da Apas