Tecnologia inicia operações em Sorocaba e, por enquanto, apenas para clientes da Vivo
O primeiro serviço comercial de pagamentos por meio de celular do país será lançado amanhã em Sorocaba (interior de São Paulo).
Será como um cartão de débito pré-pago, em que o usuário "carrega" uma determinada quantia para fazer pagamentos ou sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
Quem aderir ao serviço da empresa MFS (Mobile Financial Service), parceria entre Telefônica e Mastercard, levará junto uma "versão plástico" da tecnologia, que funcionará como o cartão de débito dos bancos comerciais.
"O celular faz tudo o que o cartão faz. Apostamos que o usuário vai perceber isso e não precisará mais do cartão", diz o presidente da MFS, Marcos Etchegoyen.
O serviço só valerá para clientes da Vivo, mas as demais operadoras preparam parcerias semelhantes.
O cliente da Vivo poderá realizar transferências, pagamentos, compras, recarga de minutos e saques na rede de caixas eletrônicos com a bandeira MasterCard.
Segundo Etchegoyen, o foco inicial são as pessoas que não possuem conta em banco, mas têm celular --das classes C, D e E.
Depois de Sorocaba, a MFS planeja chegar a outras cidades do interior de São Paulo. Belo Horizonte será a primeira capital a ter o serviço, a partir de outubro. A Grande São Paulo só deve iniciar o serviço em 2014.
A adesão é gratuita e feita na tela do celular. Tanto a conta quanto o cartão não têm taxa de manutenção ou anuidade. Para as transações, são cobradas taxas que são revertidas como minutos no celular pré-pago.
Fonte: Folha.com.br (13.05.13)