Durante missão diplomática em Tokyo, com objetivo de solicitar a manutenção da estrutura do Consulado Japonês na cidade de Belém, no Pará, o presidente da Abras, Fernando Yamada, acompanhado dos deputados federais, Luiz Nishimori e Walter Ihoshi e do presidente da Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira, Yuji Ikuta, se reuniu com o Embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, de quem recebeu o apoio à iniciativa. Da esq.p/dir. o deputado federal, Luiz Nishimori, o presidente da Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira, Yuji Ikuta, o Embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Galvão, o presidente da Abras, Fernando Yamada, e o deputado federal, Walter Ihoshi
Hoje o Congresso Nacional do Japão estuda a possibilidade de transformar o Consulado de Belém em um escritório consular com objetivo de reduzir gastos financeiros. Contudo, o Pará possui a terceira maior colônia japonesa do Brasil, além de ser um parceiro histórico do governo e setor produtivo japonês.
Já ocorreram diversas manifestações no Brasil pró- manutenção do Consulado em Belém, do Governo do Estado do Pará, da prefeitura de Belém, da Assembleia Legislativa do Estado; da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará e, no âmbito nacional, da Frente Parlamentar Brasil-Japão.
Fonte: Redação Portal Abras