Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper acontece em São Paulo

Leia em 4min 50s

 

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper

 

Premiação 20 maiores

 

O jantar de divulgação oficial da 41ª Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper aconteceu na noite de ontem (6), na sede da Fecomercio, em São Paulo. O evento, organizado pela Associação Brasileira de Supermercados, reuniu líderes do autosserviço de diversos estados, além de personalidades do cenário político do País.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, falou em seu discurso da força do setor supermercadista, responsável por um faturamento de R$ 353,2 bilhões, em 2017, um crescimento nominal de 4,3% em relação a 2016, o que representa 5,4% do Produto Interno Bruto, e também destacou as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. 

 

“Desde o surgimento dos supermercados no Brasil, a nossa evolução não parou. Passamos por muitas transformações, e os desafios só aumentaram. Os nossos consumidores estão cada vez mais multicanais, e estratégias antigas de vendas não têm mais o mesmo efeito. Adaptar-se às novas demandas e buscar entender as transformações, pelos quais os nossos clientes estão passando, serão as grandes estratégias para este e para os próximos anos.”

 

Sanzovo também falou das demandas principais que a ABRAS e a União Nacional de Entidades do Comércio  e Serviços (UNECS) estão trabalhando em 2018, que incluem a permissão para que os supermercados voltem a comercializar medicamentos isentos de prescrição médica, redução do spread bancário, aprovação do cadastro positivo e convergência da reforma fiscal e tributária.

 

“Ainda temos sete meses pela frente, e a nossa luta em prol dos supermercados é contínua. O ano de 2018 é de recuperação da economia, da confiança e do otimismo dos empresários. Estamos projetando crescimento de 3% nas vendas e, para isso, além de suar a camisa, teremos que ficar atento para não deixar as oportunidades passarem.”

 

O evento foi prestigiado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que ressaltou em seu discurso que o jantar do Ranking é um estímulo à  união do setor. Na oportunidade, Sávio falou da importância do reconhecimento da atividade supermercadista como essencial, e do trabalho da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE) em Brasília. "Defendemos  quem empreende, tenho o orgulho de estar ao lado de todos  vocês, empresários."

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, também participou do jantar.

 

 A UNECS foi representada pelo seu presidente, Paulo Solmucci, que é também presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), que destacou emseu pronunciamento a força da UNECS no desenvolvimento do setor de comércio e serviços do Brasil.

 

Premiação 20 maiores

Durante o jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, as 20 maiores empresas supermercadistas do País, responsáveis por um faturamento de R$ 187,4 bilhões em 2017, foram homenageadas com certificados entregues por dirigentes da ABRAS e patrocinadores parceiros. Clique aqui e confira a relação completa com todas as colocadas.

 

Pesquisa

O estudo Ranking ABRAS/SuperHiper é elaborado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade nacional de supermercados em parceria com a Nielsen, e traz um panorama completo do setor supermercadista no Brasil. Elaborada há 41 anos, a pesquisa mostra o faturamento dos supermercados, participação das diversas seções nas vendas totais e expectativa de investimento. Além disso, o estudo apura também dados estruturais: espaço físico, formato de loja, entre outras informações.

 

Lojas

O setor supermercadista encerrou o ano de 2017 com 89,3 mil lojas, um total de 223,7 mil check-outs. No ano passado, foram registradas 1,822 milhão de funcionários diretos ante 1,802 milhão em 2016 (que resultou em 20 mil novas vagas de empregos no País), e cerca de 5,4 milhões de indiretos.

 

Tendências

No jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, a diretora de Varejo da Nielsen, Daniela Toledo, fez a apresentação da metodologia da pesquisa e trouxe algumas  tendências de consumo para 2018, dentre elas  a compra em diversos canais, fator que foi impulsionado na crise. "Nossa pesquisa mostrou  que o consumidor  passou a frequentar  de 5 a 7 canais diferentes em 2017, e essa tendência deve continuar em 2018, inclusive o e-commerce, que fará  parte das escolhas."

 

Parceria ABRAS e GS1

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados  (ABRAS), Sanzovo Neto, e o presidente da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), João Carlos de Oliveira, assinaram durante o Jantar Ranking ABRAS/SuperHiper, Protocolo de Intenções, com o objetivo de fomentar ações em prol de um cadastro nacional de produtos consistente, com dados precisos e qualificados, e com código de barras que garantam mais agilidade de leitura e operação nos check-outs.

 

Patrocinadores

O jantar do Ranking ABRAS/SuperHiper contou com grandes empresas patrocinadoras: GS1 Brasil e Nielsen, além do apoio de importantes empresas do varejo brasileiro: Bombril, Compex e CRS Brands.

A cobertura completa do evento estará na edição de maio da revista SuperHiper, publicação oficial do setor.

 

Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Quem reduzir consumo de energia terá bônus na conta, diz secretário

Bônus será para quem economizar 10% de energia com relação a 2020   O Brasil passa pel...

Veja mais
Confaz prorroga até 31 de dezembro a isenção de ICMS sobre transporte no enfrentamento à pandemia

Convênios prorrogados também amparam empresas, autorizando que os estados não exijam o imposto por d...

Veja mais
Mapa estabelece critérios de destinação do leite fora dos padrões

PORTARIA Nº 392, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021   Estabelece os critérios de destinação do le...

Veja mais
Empresa não deve indenizar por oferecer descontos apenas a novos clientes

Não há vedação legal para que fornecedores de serviços ofereçam descontos apen...

Veja mais
Justiça do Trabalho é incompetente para execução das contribuições sociais destinadas a terceiros

A 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), ao julgar um agravo de petiç&...

Veja mais
Corte Especial reafirma possibilidade de uso do agravo de instrumento contra decisão sobre competência

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu embargos de divergência e reafirmou o entend...

Veja mais
Partidos questionam MP sobre remoção de conteúdo das redes sociais

Seis legendas buscam no STF a suspensão dos efeitos da norma assinada pelo chefe do Executivo federal.   O...

Veja mais
Consumo das famílias cresce 4,84% em julho, diz ABRAS

Cebola, batata e arroz foram os produtos com maiores quedas no período   O consumo das famílias bra...

Veja mais
Lei que prorroga tributos municipais na epidemia é constitucional, diz TJ-SP

Inexiste reserva de iniciativa de projetos de lei versando sobre matéria tributária, a teor do dispos...

Veja mais