Quando o conceito de agronegócio foi elaborado em Harvard (Boston – EUA), nos idos dos anos 1950, na terra habitavam 2,5 bilhões de pessoas. Mais de dois terços da população vivia no campo. O Brasil era 64% rural. Hoje, no planeta somos 7,6 bilhões, caminhando para 60% urbanos, e o Brasil com perspectiva de atingir 91% da sua sociedade em cidades até 2030. Um mundo novo onde produtores rurais e consumidores finais serão integrados nas faces da mesma moeda: 3 S’s – segurança, sustentabilidade e saúde – agrossociedade.
E onde estão os desafios para a superação desse futuro, já presente?
Um nobre gaúcho, o humorista Barão de Itararé, um dia registrou: “tudo seria fácil se não fossem as dificuldades”.
Em contrapartida, outro notável e admirável gaúcho, ministro Cirne Lima, fundava a Embrapa nos anos 1970 e nos ensinava o poder da liderança voltada ao conhecimento e à educação.
O Brasil sabe o que tem de ser feito.
Os brasileiros sabem também como fazer. Cada congresso voltado ao agro é um espetáculo de diagnósticos e de caminhos apontados. Os supermercados brasileiros oferecem quase
90 mil lojas que podem se transformar em pontos de educação sobre saúde alimentar.
As agroindústrias de alimentos, bebidas, bioenergia, celulose e fibras; a hortifruticultura, a organização do cooperativismo, a capilaridade dos novos cerealistas, todo esse sistema forma um mega “design innovation”. Agrossociedade é imperativo, pois significa assumir ser impossível prosperar no agronegócio sem orquestrar toda a sua cadeia produtiva, desde o “gene até o meme” (a unidade cultural de transmissão), a educação da percepção do cidadão consumidor.
A produtora e o produtor rural serão campeões de excelência na aplicação dos conhecimentos. E precisam ser justamente remunerados por isso. Só que esse reino de lutas exigirá liderança educadora, sistêmica do princípio, a ciência e a tecnologia, até o fim de cada cadeia. E resiliente, para diminuir o risco e aumentar a chance de sucesso de todos os envolvidos.
Agrossociedade é a consciência ética de “negócio”.
Possível? Quando alguém me diz ser algo impossível, mais convicto fico da sua possibilidade. O desafio será liderar para a cooperação e educação. #prasuperar.
José Luiz Tejon – Especialista em marketing, conferencista e escritor.
Fonte: Zero Hora – 29/07/2018.