Webinar do Fórum de Prevenção de Perdas da ABRAS debate iniciativas da área

Leia em 5min 10s

 

   

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, abriu o Fórum de Perdas

 

 

Superintendente Márcio Milan conduziu a 8ª edição do Fórum de Perdas

 

Novo coordenador do Comitê de Perdas da ABRAS, Gernaldo Gomes

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizou nesta quarta-feira (22), mais uma edição do seu tradicional Fórum de Prevenção de Perdas, que pela primeira vez, aconteceu por meio de webinar, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). O evento virtual reuniu representantes de redes supermercadistas e fornecedores para debater ações estratégicas da área, e trouxe ainda a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados.


O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, abriu o Fórum, que este ano chegou a sua 8ª edição, falando da importância da área de prevenção de perdas para o setor. "Para quem é empresário, e precisa lidar diariamente com inúmeros desafios para empreender no Brasil, evitar qualquer prejuízo é muito significativo. Desde seu surgimento, a ABRAS se empenha na construção de um setor mais forte e produtivo, e diminuir as perdas das lojas está entre nossas prioridades."

 

Sanzovo falou ainda do trabalho do Comitê ABRAS de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos. "Por meio do Comitê buscamos identificar problemas em comum entre as redes e estudar as melhores ações e soluções. Somente um trabalho em conjunto de todo o setor pode auxiliar na diminuição dos prejuízos que anualmente afetam nossas lojas e impactam diretamente nos nossos resultados. Prevenir perdas não é gasto, e sim, investimento", finalizou.

 

Conduzida pelo superintendente da ABRAS, Marcio Milan, a webinar trouxe casos de investimentos de sucesso na área de prevenção de perdas como o da automatização de inventários da rede Veran, trazido pelo diretor de Controladoria, Marcelo Alves. E  a ferramenta Lean Seis Sigma em perecíveis da Cooperativa de Consumo (Coop), apresentada pelo coordenador de prevenção de perdas, Gernaldo Gomes, que tem o objetivo de diminuir a variabilidade nas lojas, e que gerou R$ 1,2 milhão em ganhos para a rede.


Homenagem

 

O presidente do Giassi Supermercados, Zefiro Giassi, foi homenageado pelos 60 anos da rede, 19ª do Ranking ABRAS. Em seu depoimento ele destacou a tradição da empresa. "Não foi fácil chegar até aqui, mas com amor nada é impossível. Iniciamos sem nenhum recurso, mas sempre com disposição e acreditando no nosso trabalho, e com um propósito de jamais faltarmos com a verdade e não darmos prejuízo a ninguém. Hoje, contamos com 18 lojas em Santa Catarina, e  cerca de 6 mil colaboradores".

 

Giassi, falou ainda da preocupação da empresa com a área de Prevenção de Perdas e do trabalho da ABRAS. “O Comitê de Prevenção de Perdas da ABRAS nos ajudou a diminuir o desperdício em nossas lojas e a melhorar os resultados.” O gerente de prevenção de Perdas do Giassi, Ederson Fernandes, complementou destacando a área de prevenção de perdas como uma importante ferramenta nas lojas. “A prevenção de perdas precisa ser trabalhada em conjunto, envolver todos os departamentos da empresa, desde a parte comercial, logística, até o PDV.”

 

Coordenação Comitê de Perdas

 

Gernaldo Gomes é o novo coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da ABRAS. O anúncio foi feito na webinar pelo atual coordenador, Carlos Peruzzi, que por dois anos ocupou o cargo. Em sua despedida, Peruzzi agradeceu todos os membros do Comitê pela parceria e troca de conhecimentos. "Foi um período de aprendizado e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Com alegria eu passo o ‘bastão´ de coordenador ao Gomes, que eu conheci no Comitê e que hoje é um amigo. Tenho certeza de que ele irá nos representar muito bem."

 

Gomes parabenizou a gestão do Comitê nos últimos anos e destacou a responsabilidade do cargo. "Parabenizo o Peruzzi pelo excelente trabalho à frente do Comitê de Prevenção de Perdas da ABRAS, é um desafio muito legal. Somos um time, com muitas pessoas competentes e é muito bom poder compartilhar experiências e trazer resultados, combatendo o desperdício e melhorando a lucratividade das empresas."


Avaliação de Perdas

 

As perdas do autosserviço somaram R$ 6,9 bilhões no ano passado, o que corresponde a 1,82% do faturamento bruto do setor, de acordo com a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, divulgada durante a webinar. Em 2019 os supermercados do país registraram faturamento de R$ 378,3 bilhões.

 "Tivemos uma queda no índice de perdas de um ano para o outro. Resultado do aumento do investimento das empresas na prevenção de perdas e da conscientização dos empresários supermercadista sobre a importância estratégica da área", destaca Carlos Peruzzi.

 

A pesquisa foi realizada com 204 redes. Dentre as principais causas de perdas no setor citadas pelos participantes estão: quebra operacional, 39%, furto externo, 17%, erros de inventário, 12%, e erros administrativos, 11%.

A Avaliação mostrou ainda os produtos com maiores perdas em valores nos supermercados: refrigerante, cerveja, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e bateria, chocolate em barra ou tablete, queijo, desodorante, azeite e sabão em pó.

 

 

Clique aqui e confira a Pesquisa de Perdas na íntegra.



Empresas parceiras

 

O 8ª Fórum de Prevenção de Perdas da ABRAS contou com importantes empresas patrocinadoras, que deixaram o evento ainda mais especial: Bluesoft, Genetec, Glory, Gunnebo, Greenyellow, RGIS, Santiago, e TopSistemas. E convênio da Influence. A webinar recebeu 2.720 mil expectadores.



Comunicação ABRAS

 


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